Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, o noticiário está repleto de lançamentos e promessas para o nosso mercado, incluindo veículos elétricos. A Chevrolet revelou as versões mais básicas da nova S10 2025, enquanto a Volkswagen apresentou a aguardada reestilização para o T-Cross, seu SUV mais vendido, como linha 2025.
A Honda ainda registrou peças que servirão de base para a reestilização do atual HR-V, que deve chegar por aqui em 2025 e já foi revelada no Japão. Enquanto o lançamento se aproxima, tivemos o primeiro flagra do Peugeot 2008 de nova geração, que vai ser fabricado na Argentina. No Momento InsideEvs, a Stellantis confirmou a expansão da marca chinesa Leapmotors, com a qual tem parceria para veículos elétricos, devendo chegar ao Brasil e ao Chile no último trimestre de 2024.
Nova Chevrolet S10 WT AT 2025 - Com acessórios
A grande novidade da semana foi a apresentação das versões de entrada da nova Chevrolet S10 2025. A marca introduziu a versão WT (Work Truck), que substitui as antigas versões LS e LT. Com isso, todas as variantes da S10 2025, incluindo chassi cabine, cabine simples e cabine dupla, agora vêm com o motor 2.8 turbodiesel e tração 4x4 com reduzida.
As versões WT manuais entregam 207 cv de potência e 46 kgfm de torque, enquanto as automáticas têm 52 kgfm de torque. Visualmente, a WT troca elementos cromados por plástico preto. A versão WT automática cabine dupla oferece seis airbags, partida no botão e outras comodidades. Os preços variam de R$ 223.620 a R$ 268.060, dependendo da configuração.
A Volkswagen lançou o T-Cross 2025 com um novo visual externo inspirado no modelo europeu. As mudanças incluem novos para-choques, grade e faróis de LED em todas as versões. As opções de acabamento incluem 200 TSI (R$ 142.990), Comfortline 200 TSI (R$ 160.990) e Highline 250 TSI (R$ 175.990).
O modelo ganhou lanternas traseiras de LED e um interior com materiais de melhor qualidade. A mecânica continua a mesma, com motores 1.0 turbo de até 128 cv e 1.4 turbo de até 150 cv, ambos com câmbio automático de seis marchas. Todas as versões incluem seis airbags, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
A BYD revelou a Shark, uma picape híbrida plug-in, no México. Equipada com um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos, o modelo oferece tração nas quatro rodas e uma autonomia total de mais de 800 km. A Shark tem uma carga útil de 835 kg e uma caçamba com 1.450 litros de capacidade. Lançada em duas versões, a picape custa cerca de R$ 300.000 convertendo os valores anunciados para o mercado mexicano. A BYD confirmou que a Shark será importada para o Brasil entre setembro e outubro de 2024, com planos de produção local.
O novo Honda HR-V reestilizado está começando a aparecer no Brasil, com registros de peças específicos. Previsto para chegar em 2025, o modelo apresenta uma nova grade retangular, para-choques redesenhados e lanternas atualizadas. A mecânica deve permanecer a mesma, com opções de motor 1.5 aspirado ou turbo, e câmbio automático CVT.
Os disfarces do novo Peugeot 2008 estão começando a cair, antecipando sua produção na Argentina. O novo design segue o modelo europeu, com uma grade trabalhada e visual moderno. Espera-se que o 2008 tenha versões como Active, Allure e GT-Line, com possíveis motores 1.0 e 1.3 turbo já oferecidos em outros produtos da Stellantis.
No momento InsideEVs, a Stellantis anunciou que trará a marca Leapmotor para o Brasil e Chile ainda em 2024. A Leapmotor, uma startup chinesa de carros elétricos, tem dois modelos: o SUV C10 e o compacto T03. O C10 tem uma versão elétrica com até 230 cv e outra com motor a gasolina como gerador. O T03, menor que um Renault Kwid, tem 75 cv e autonomia de 265 km. O T03 tem potencial para ser vendido na faixa de R$ 100.000 no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde
Mercedes-Benz Sprinter 2025 ganha novos itens de série; veja equipamentos
Chevrolet S10 2025 melhora para não perder terreno; veja impressões