Faltam algumas horas para a apresentação global da BYD Shark, mas a fabricante não se aguentou e já divulgou as primeiras imagens oficiais da sua primeira picape média em seu site no México. A caminhonete já está confirmada para o Brasil, com lançamento programado entre setembro e outubro, porém esta data pode mudar por conta da greve do Ibama, que está travando carros com motores a combustão nos portos.
Apesar de ser uma concorrente para Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a BYD Shark é um pouco maior, medindo 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e com um entre-eixos de 3.260 mm. Ou seja, é 132 mm mais longa, 71 mm mais larga, 110 mm mais alta e com 175 mm mais de entre-eixos do que a Hilux. A caçamba tem capacidade de carga de 835 kg ou 1.450 litros.
MODELO | COMPRIMENTO | ENTRE-EIXOS | LARGURA | ALTURA | CAÇAMBA |
BYD Shark | 5.457 mm | 3.260 mm | 1.971 mm | 1.925 mm | 1.450 litros / 835 kg |
Chevrolet S10 | 5.361 mm | 3.096 mm | 1.874 mm | 1.825 mm | 1.061 litros / 1.108 kg |
Fiat Titano | 5.330 mm | 3.180 mm | 1.963 mm | 1.858 mm | 1.109 litros / 1.020 kg |
Ford Ranger | 5.370 mm | 3.270 mm | 2.208 mm | 1.884 mm | 1.180 litros / 1.054 kg |
Mitsubishi L200 Triton | 5.300 mm | 3.000 mm | 1.820 mm | 1.795 mm | 1.046 litros / 1.060 kg |
Nissan Frontier | 5.262 mm | 3.150 mm | 1.850 mm | 1.855 mm | 1.054 litros / 1.032 kg |
Toyota Hilux | 5.325 mm | 3.085 mm | 1.855 mm | 1.815 mm | 1.000 litros / 1.005 kg |
Volkswagen Amarok | 5.254 mm | 3.097 mm | 1.944 mm | 1.834 mm | 1.280 litros / 1.156 kg |
É construída com uma plataforma de carroceria sobre chassi, prometendo um desempenho similar ao das concorrentes. Esta mesma arquitetura é usada pela linha de SUVs off-road Fangchengbao. A BYD ainda não revelou todos os detalhes mecânicos, mas sabemos que conta com um sistema híbrido plug-in, combinando um motor 1.5 turbo com dois elétricos, um em cada eixo, para entregar mais de 430 cv de potência.
O site no México afirma que a picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e terá uma autonomia de 840 km pelo ciclo de testes NEDC. Usando somente a carga da bateria, poderá rodar por 100 km. Para chegar a esse número de autonomia, a BYD afirma que a picape usa o motor elétrico em 80% do tempo, chegando a um consumo de 13,3 km/litro.
Será bem equipada, trazendo um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 12,8 polegadas capaz de girar (como no Dolphin ou Song Plus), câmera 360°, visão 180° sob o veículo, carregador wireless para smartphones, head-up display de 12 polegadas, seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e mais.
No México, a BYD Shark será oferecida em duas versões, GL e GS. A mais barata custará 899.980 pesos mexicanos (R$ 274.250 na conversão direta), enquanto a mais cara sairá por 969.800 pesos (R$ 295.526). Como comparação, o BYD Seal AWD, o mesmo vendido aqui, custa 888.800 pesos (R$ 270.843). No Brasil, o sedã é comercializado por R$ 296.800, o que nos dá uma idea de quanto a picape pode custar. Se chegar nessa faixa de R$ 275 mil, seria mais barata do que a Chevrolet S10 2025 na versão de entrada WT.
Os preços devem ser divulgados durante o lançamento no Brasil, que está previsto para acontecer entre setembro e outubro, como revelado pela marca à Motor1.com durante uma apresentação na China em abril.
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