Substituto do Nissan March será elétrico e terá base de Renault 5
Chefão da marca quer apostar em mais soluções além dos carros elétricos puros para garantir futuro da marca, mas hatch usará baterias
Quase que ao mesmo tempo que alguns governos começaram a reduzir os incentivos para a compra de veículos elétricos, as montadoras perceberam que a demanda pelos carros movidos por baterias era menor do que o antecipado. E o pior: está variando. As fabricantes agora estão buscando alternativas.
De acordo com o site britânico Autocar, Makoto Uchida, CEO da Nissan, abriu a conferência Future of the Car do Financial Times de 2024 com uma visão geral do desempenho global da Nissan e do progresso da eletrificação em evolução. O executivo afirmou que a Nissan continua comprometida com os seus objetivos de eletrificação a longo prazo, mas trabalhará para oferecer uma combinação “flexível” de tecnologias de motorização em resposta à oscilante procura global por carros elétricos.
Nissan Ariya 2024
Este plano foi concebido com vista à adaptação a um ambiente de mercado incerto, disse Uchida, e permitirá à Nissan manter a relevância em mercados que estão mais atrasados na adoção de veículos eléctricos. “Sempre dissemos que a eletrificação faz sentido dependendo da escolha do cliente”, disse. “Sabemos que o ritmo atual (de adoção de elétricos) esfriou, mas o nosso objetivo final será o mesmo".
"A forma como mantemos o nosso roteiro suficientemente flexível para a situação atual e para avançarmos será a chave. Temos de ter uma diferença na nossa estratégia de eletrificação em cada mercado. A flexibilidade com a qual poderemos nos ajustar será fundamental", continuou Uchida.
O executivo acrescentou também que "ainda estamos mantendo nossos objetivos, mas o ritmo do roteiro poderá ter que ser ajustado de forma flexível. É uma questão de saber se podemos fornecer o produto adequado à demanda do cliente - e é claro que a aceitação e o gosto do cliente precisarão ser cuidadosamente monitorados".
Nissan Evo, Epoch, Era e Epic Concept
Na China, onde Uchida reconheceu que a Nissan precisa de trabalhar fazer frente aos novos rivais locais e reforçar a percepção da sua marca naquele país, a empresa lançará cinco novos modelos elétricos, que apresentou recentemente com conceitos no Salão Automóvel de Pequim. ,Crucialmente, disse ele, os novos modelos serão desenvolvidos (em colaboração com o parceiro de joint venture Dongfeng) "na China, para a China", o que significa que podem ser projetados desde o início para atender especificamente às demandas e gostos do mercado chinês.
“Costumávamos ter uma espécie de empresa global, onde projetávamos tudo no Japão e adaptávamos para os EUA, Europa e China, mas este esquema não existirá mais”, disse Uchida. Ele não descartou a possibilidade de estes carros desenvolvidos na China serem exportados para outros mercados globais, reconhecendo que a Nissan tem "capacidade excedente" neste momento nas suas fábricas chinesas, mas enfatizou que serão desenvolvidos principalmente tendo a China em mente.
Galeria: Renault 5 E-Tech Electric - Ao vivo
Próximo March será elétrico e usará base de Renault
A Nissan sugeriu recentemente planos para substituir os crossovers Juke (compacto) e Qashqai (médio) por equivalentes elétricos nos próximos anos e, antes disso, lançará um Leaf de terceira geração e um substituto do March baseado no novo Renault 5 graças à sua presença na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Vale a pena notar que a terceira geração do Renault 5 é apenas elétrica, mas não será montada em uma plataforma elétrica dedicada. O novo hatch usará a base do Clio e herdará até 70% do hardware para reduzir os custos de produção. A plataforma foi batizada de AmpR Small (anteriormente CMF-B EV). Incomum para um carro do segmento B, ela terá uma suspensão traseira multi-link, o que deve se traduzir em uma dinâmica mais precisa. O modelo fez sua estreia oficial em fevereiro no Salão de Genebra (SUI).
O Renault 5 2024 tem 3,92 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,5 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,54 e uma capacidade de carga de 326 litros. Apesar de ser um carro pequeno, ele usa grandes rodas de 18" (de ferro na versão de entrada e de liga nas demais) com pneus 195/55 R18. O novo elétrico é maior que o Twingo, mas menor que o Clio.
Renault 5 Concept no Salão de Paris
A versão mais leve, com a bateria menor de 40 kWh, pesa 1.350 kg, enquanto a mais pesada, com a bateria de 52 kWh, pesa 1.450 kg. Com a bateria básica, o motor montado na frente fornecerá 95 cv e 21,7 kgfm ou 120 cv e 23 kgfm. Com a bateria atualizada, o motor elétrico produzirá 150 cv e 25 kgfm e, nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h levará menos de oito segundos. O modelo topo de linha pode atingir 150 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
A versão mais barata que o dinheiro pode comprar custa cerca de 25.000 euros (R$ 135 mil) na Europa. A Renault fabricará o R5 na França, e também trará de volta o R4. Ele também será totalmente elétrico, assim como a próxima geração do Twingo. Ambos já foram apresentados com carros-conceito antes de seus lançamentos no mercado em 2025 e 2026, respectivamente.
Fonte: Autocar
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