A General Motors do Brasil confirmou a paralização dos Chevrolet Onix e Onix Plus na fábrica da empresa em Gravataí (RS). De acordo com a montadora, a fábrica passa por "recesso programado para ajustes na cadeia de suprimentos entre os dias 2 e 6 de maio". Hoje (6/5), a empresa deu um dia de folga aos trabalhadores da linha de montagem.
De acordo com a própria General Motors, a fábrica de Gravataí estava programada para retomar a produção do Onix e do Onix Plus em 7 de maio. No entanto, como estado sofre as consequências de fortes chuvas na última semana em decorrência da crise climática no estado, a empresa confirmou que ainda não há data para a linha de montagem retomar a produção dos carros. Procurada pelo Motor1.com Brasil, a GM afirmou que "estamos avaliando (a situação) dia a dia e varias ações estão sendo feitas".
Fábrica da GM em Gravataí - Chevrolet Onix
No início do ano, a General Motors do Brasil anunciou um aporte de R$ 7 bilhões em suas operações no Brasil até 2028. Shilpan Amim, presidente da GM International, veio ao Brasil para fazer o anúncio do investimento no que afirma ser a primeira fase "que chancela o início do período de maior transformação da marca no país".
Santiago Chamorro, Presidente da GM América do Sul, destacou na época que a GM completava 99 anos no Brasil e afirmou então que "quem ganhará o presente é o Brasil". Sem informar quais modelos, o executivo disse apenas que o investimento será utilizado para renovação da linha e lançamento de novos produtos, desenvolvimento de novas tecnologias, evolução das operações e criação de novos negócios. Até agora, a Chevrolet apresentou renovações para Spin, S10 e Traiblazer. Ainda espera-se que a marca traga novidades para linha Onix também, além de trazer novos modelos elétricos.
No entanto, vale lembrar que a General Motors anunciou o montante de investimentos pelos próximos 4 anos, mas não especificou exatamente para onde esse dinheiro vai. A incerteza estaria causando incertezas entre os funcionários da linha de montagem.
De acordo com a Automotive Buisiness, o pátio da fábrica da GM em Gravataí teria cerca de 19 mil unidades de Onix e Onix Plus parados, o que seria um estoque equivalente a cerca de um mês e meio de vendas. A publicação afirma que a capacidade instalada na planta gaúcha é de 380.000 unidades por ano, mas estaria configurada para produzir 180.000 unidades anualmente e ainda assim ainda trabalha com um crescente estoque de veículos não vendidos, aumentando o clima de incerteza.
Fonte: Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora