Depois de conquistar importante posição dentro da própria China, a gigante Geely planeja agora direcionar investimentos para o mercado internacional. Dentro dessa estratégia, a empresa pretende estabelecer base produtiva na Europa e negocia com países da região a instalação de importante fábrica. A disputa pelo empreendimento tem Polônia e Espanha como candidatos mais fortes.
No caso da Polônia, as conversas foram iniciadas há pelo menos dois anos e, agora, dependem de aprovação do governo recém-eleito para seguirem adiante. Em pauta, está o apoio oriundo de fundos da União Europeia. O país já sedia outras fábricas automotivas, incluindo instalações do grupo Stellantis para produção de modelos das marcas Fiat, Jeep e Alfa Romeo.
Na outra mesa, a Geely negocia com a Espanha, que recentemente recebeu anúncio de investimento de outra chinesa: a Chery. Por lá, a empresa comprou a antiga fábrica da Nissan em Barcelona e produzirá veículos das marcas Omoda e Jaecoo para abastecer toda a demanda da Europa. O governo da própria Espanha ajudou na negociação e usa da mesma estratégia agora com a Geely.
Zeekr é controlada pela Geely
Fundada na província de Zhejiang em 1986, a Geely começou a produzir automóveis em 1997 e hoje é uma das maiores montadoras da China. Além da marca homônima que atua tanto na China quanto no mercado global, a empresa é dona da Volvo, Polestar e Lotus, juntamente com 50% da Smart e 7,6% da Aston Martin. Além disso, é controladora da Zeekr e da Lynk & Co.
Recentemente, a Geely acertou colaboração com a Renault para desenvolver conjuntamente conjuntos mecânicos híbridos, que servirão para ambas as empresas e serão fornecidos também para outras marcas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely Galaxy E5: conheça o SUV que vende 600 unidades por dia na China
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
GWM confirma produção de híbrido plug-in flex no Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026