A nova Ferrari 12Cilindri é a mais recente novidade da casa de Maranello. É um esportivo de dois lugares com a clássica carroceria berlinetta e uma peculiaridade: é um tributo, ou melhor, um investimento, iniciado há quatro anos, com um protagonista claro: o motor mais amado de Enzo Ferrari, o de 12 cilindros.
Acompanhamos o lançamento no Centro de Estilo de Maranello, enquanto alguns exemplares estavam sendo levados para Miami. Foi na Flórida que a Ferrari decidiu apresentá-lo, coincidindo com o Grande Prêmio de F1, para comemorar o 70º aniversário de seu desembarque no mercado estadunidense.
O bom de estar em Maranello (ITA) é que isso permite conversar com todos os funcionários do Centro de Estilo. Para analisar cada detalhe e cada pormenor. Então, aquela dianteira que eu achava que era uma homenagem à 365 GTB de 1967... bem, é mesmo.
Eles colocaram os grupos de luzes em uma única faixa. E há também a escolha do capô, tão romântico e puro, que permite que você, uma vez aberto, admire o layout da suspensão.
No geral, ele é elegante, sim, mas também musculoso, com inspirações tiradas do mundo da ficção científica (especialmente quando visto de trás) e da aeronáutica, portanto, também é funcional.
Em vez de um spoiler traseiro, há um spoiler cercado por dois apêndices aerodinâmicos ativos, dois flaps, que lembram dois jatos de combate. O elemento principal permanece, no entanto, o vidro traseiro, com seu formato exclusivo que torna o conjunto mais elegante. No entanto, a linha de cintura alta e o teto preto contrastante também se destacam.
A análise, no entanto, não pode ser reduzida à "mera" estética, pois, como mencionei anteriormente ao falar sobre as asas, forma e função em uma Ferrari andam de mãos dadas. Portanto, trata-se de uma profunda evolução do chassi em busca de uma rigidez torcional excepcional. O chassi tem uma distância entre eixos 20 mm mais curta do que a do 812 Superfast, modelo que a 12Cilindri deve substituir.
Durante o dia, pudemos conversar com o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do carro, Gianmaria Fulgenzi, que também nos falou sobre a geração de cargas aerodinâmicas, o que é fundamental em um carro com essas características.
Assim, a marca também trabalhou o perfil aerodinâmico da dianteira. Um sistema brake-by-wire (pedal de freio sem conexão física) permite que as quatro rodas trabalhem ao máximo, considerando que esse 12Cilindri tem uma distância entre eixos relativamente curta e um sistema de esterçamento nas quatro rodas. O assoalho central direciona o fluxo de ar para a traseira, onde dois dispositivos aerodinâmicos visam direcionar o fluxo de ar para o difusor.
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Distância entre eixos |
Ferrari 12Cilindri | 4,73 metros | 2,17 metros | 1,29 metros | 2,70 metros |
A cabine é uma mistura de elegância e esportividade, como um Gran Turismo do passado. Ela é inspirada no conceito de arquitetura de cockpit duplo que já vimos na Ferrari Roma e na Purosangue. Assim, a estrutura é praticamente simétrica, composta por dois módulos para motorista e passageiro, mas, nesse caso, além dos dois monitores que tornam a experiência autônoma para ambos, há um terceiro adicional localizado no painel, acima do console central.
A elegância e a exclusividade desse interior também são o resultado dos materiais e molduras escolhidos. E não menos importante, o desejo de usar um teto preto integrado à parte superior da cabine também converge com esse desejo de oferecer uma experiência que seja tão confortável quanto esportiva.
Depois, há o volante, com controles mais intuitivos. Há também um sistema de conectividade baseado no Apple CarPlay e no Android Auto que pode ser gerenciado pela mesma tela central. Disponível como opcional na Ferrari 12Cilindri, o sistema de áudio de alta qualidade criado em colaboração com a Burmester é composto por 15 alto-falantes que geram uma potência total de 1.600 W. Porque, de vez em quando, você também quer ouvir música que não seja a do motor de 12 cilindros...
Vamos falar sobre o coração dessa máquina. Trata-se de um bloco de 12 cilindros da Ferrari. Essa é uma unidade da geração F140, que começou com o Enzo e depois evoluiu com os ícones da Ferrari, o 812 ou o Purosangue.
Essa unidade é capaz de fornecer 830 cv e 69,1 kgfm, mas, acima de tudo, atinge uma rotação máxima de 9.500 rpm, com 80% do torque máximo entregue a apenas 2.500 rotações. Isso foi possível graças ao trabalho nos componentes: bielas de titânio e pistões de alumínio forjado, que reduziram o peso do motor em 3% em comparação com o 812 Competizione.
O trabalho na mecânica foi realmente importante. Você pode sentir isso nas conversas com Gianmaria Fulgenzi, o chefe de desenvolvimento do projeto. Ele explica cada elemento em detalhes. E você entende a relação nascida da experiência de corrida da Fórmula 1.
E há também a introdução de novas relações de marchas na caixa de câmbio DCT de dupla embreagem e oito velocidades, a otimização da eficiência mecânica do motor e do circuito de óleo com uma eletroválvula, os eletroinjetores que gerenciam até três injeções por ciclo do motor, ou o novo sistema de exaustão desenvolvido para otimizar aquela harmonia de som que apenas um 12 cilindros, convenhamos, é capaz de oferecer com seus harmônicos, mas também para cumprir os regulamentos de emissões....
Pronto, agora você pode adivinhar o que significa o termo "investimento" que usamos anteriormente.
A Ferrari 12Cilindri será oferecida em duas versões. Além do Coupé, também nos foi mostrada (como surpresa) a versão Spider, na cor Verde Toscana. Um modelo que, de acordo com as previsões de Maranello, poderia atingir ou até mesmo exceder 50% das reservas de clientes para esse veículo.
O preço na Itália para a Ferrari 12Cilindri começará em 395.000 euros (R$ 2,16 milhões), enquanto a Spider começará em 435.000 euros (R$ 2,38 milhões). As primeiras entregas chegarão no final de 2024 e no início de 2025, respectivamente.
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