Principal lançamento da Citroën no Brasil neste ano, o crossover Basalt está cada vez mais próximo de chegar ao mercado. A própria marca já promoveu apresentação geral do modelo (exemplar amarelo das fotos abaixo) e realiza agora os últimos testes com protótipos antes da estreia. A chegada às lojas acontecerá no final do ano, após lançamento programado para o segundo semestre.
Como no carro amarelo da apresentação, o Basalt de produção terá lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso.
Derivado do projeto C-Cubed, o Basalt 2025 adota a mesma plataforma modular CMP do C3 e do C3 Aircross. Não por acaso, tem as mesmas portas dianteiras e praticamente o mesmo design frontal do irmão de 7 lugares. Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross.
É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado automático, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.
Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para o final do, tanto no Brasil quanto na Índia (país que também participa do projeto). Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família.
Flagra: Rods
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade