Chery confirma picape média para brigar com Toyota Hilux e Ford Ranger
Nova caminhonete será global e oferecida em versões tradicionais, híbridas e até elétrica
Após décadas de dominação por parte de montadoras japonesas e norte-americanas, o segmento global de picapes médias deverá ganhar nos próximos anos importante participação chinesa. A BYD, por exemplo, entrará na disputa com a Shark e, agora, a Chery confirma que também terá sua própria caminhonete na categoria. O projeto já está em desenvolvimento e foi confirmado durante apresentação nesta semana na China.
A nova picape fará parte da ofensiva de lançamentos programada pela Chery para os próximos anos e terá a companhia de outras novidades, como inéditos SUV de 7 lugares, minivan e crossovers de entrada. O design seguirá o padrão visto nos modelos mais recentes da empresa, porém com dose extra de personalidade e agressividade, atendendo às exigências do concorrido mercado de caminhonetes.
Como dito, a picape será de porte médio e construída com carroceria sobre chassi de longarinas (garantia de maior robustez). Na prática, será o mesmo esquema das líderes globais da categoria - leia-se Toyota Hilux e Ford Ranger. Versões com cabine dupla serão prioridade, mas variantes mais despojadas de cabine simples e estendida também poderão ser oferecidas.
Mecanicamente, a própria Chery já adiantou que a nova picape terá versões tradicionais, híbrida e até totalmente elétrica. No caso da híbrida, o conjunto será do tipo plug-in (PHEV) e rumores apontam para adoção do mesmo powertrain do SUV Jetour Traveller. Ou seja, motor 1.5 turbo a gasolina com propulsor elétrico associado. Já para as variantes tradicionais, a Chery poderá oferecer o motor 2.0 a gasolina com 260 cv.
Shark, da BYD, será rival da inédita picape Chery
A versão elétrica, por sua vez, será a mais tecnológica de todas e poderá incorporar arquitetura EV de 800 volts no mesmo esquema do sedã Exeed Sterra, incluindo ainda motores duplos capazes de produzir até 473 cv. O lançamento da inédita picape Chery é aguardado para 2025 e, como dito, o alcance comercial será global. A chegada ao Brasil é bastante esperada, ainda mais levando em conta o potencial do segmento de picapes por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais