Perua elétrica de 965 cv é o novo carro topo de linha da BYD
Denza Z9 GT resgata carroceria clássica e ainda entrega muita performance
A BYD está realizando diversos lançamentos para diversas de suas submarcas no Salão de Pequim. A Denza é uma delas. Seu lançamento no evento chinês é a Z9 GT, uma rara shooting brake (espécie de perua) elétrica nesses tempos dominados por SUVs. O modelo tem três motores elétricos e potência total de 965 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2 segundos.
A marca ainda não revelou todos os detalhes, mas sua estreia por completo deve ocorrer até o final de 2024. Wolfgang Egger, chefe da equipe que concebeu a Denza GT para a BYD, revelou que a ideia é fazer frente ao Porsche Panamera e ao Mercedes Classe S. O executivo já esteve à frente do design de marcas como Audi e Lamborghini.
Segundo o fabricante, um dos destaques é a estabilidade - mas, o que salta aos olhos é mesmo o estilo limpo e elegante. Sobre a escolha desse tipo de carroceria, algo raro nos últimos tempos, Egger trouxe uma citação da estilista Coco Channel: “A moda passa e o estilo fica”.
A Denza Z9 GT conta com rodas traseiras que esterçam em 10°, o que permite um diâmetro de giro de apenas 5 metros - um espanto quando pensamos que a Z9 GT tem 5,18 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,50 m de altura. Sua distância entre-eixos é de 3,12 m garante amplo espaço para os passageiros.
Os detalhes sobre equipamentos e itens de conforto não foram revelados, mas um teto panorâmico estará no pacote. O modelo de topo é equipado com um trem de força robusto composto por três motores elétricos, gerando uma potência combinada de 710 kW (952 cv). Esta configuração apresenta um motor de 230 kW na dianteira e dois motores de 240 kW na parte traseira.
Em contraponto com a alta potência, o Z9 GT pesa consideráveis 2.875 kg e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 240 km/h. A BYD equipará o carro com sua tecnologia de bateria LFP Blade, embora a capacidade oficial ainda não tenha sido revelada. A inclusão da tecnologia Lidar, vista sobre o parabrisa no teto, indica que a Denza está priorizando recursos avançados de assistência ao motorista.
A BYD já anunciou sua intenção de levar o Z9 GT para o mercado global, onde não terá vida fácil e competirá com modelos como o Porsche Panamera e o Zeekr 001 da Geely. O lançamento está programado para o final de 2024, com chegada à Europa em 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste BYD Shark: mais um delírio da moda ou veio pra ficar?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional