Seis meses depois de anunciar que viria ao Brasil, a Omoda/Jaecoo está finalizando os detalhes para começar a operação no país. Com a promessa de ter 50 concessionários ainda em 2024, a fabricante irá anunciar os primeiros lojistas em maio, para iniciar as vendas até agosto. Com esta etapa quase concluída, a empresa do grupo Chery já define algumas metas em sua estratégia, com o plano de lançar cerca de 8 veículos até 2026, podendo chegar a até 10.
A carreira da Omoda/Jaecoo no Brasil começará com o Omoda 5, um SUV-cupê que chegará com duas motorizações: híbrida-leve (possívelmente combinado a um 1.6 turbo), com lançamento simulltâneo. De acordo com executivos da fabricante, custará menos do que seus rivais chineses GWM Haval H6 e BYD Song Plus. Será um modelo de volume, cotado para ser produzido no país em algum momento, quando a empresa concluir as negociações com a Caoa para usar a fábrica de Jacareí (SP) ou, se não der certo, erguer um novo complexo.
No último trimestre será a vez do Jaecoo 7, com porte para brigar com Jeep Compass, mas que será vendido inicialmente na versão 1.5 híbrida plug-in. Caso siga a especificação de outros mercados, terá 245 cv. Existem estudos para uma versão somente a combustão, mas até o momento não está confirmado. Segundo apurado pelo Motor1.com Brasil, o preço será abaixo do GWM Haval H6 PHEV, atualmente vendido por R$ 279 mil.
Embora tenha chances de ser apresentado em dezembro, executivos da Omoda/Jaecoo afirmam que o Jaecoo 8, o terceiro carro da empresa, pode ficar para o início de 2025. Será um modelo mais de nicho, com 6 lugares e que irá buscar quem quer uma experiência próxima de um Land Rover.
A estratégia da OJ será vender 8 carros até 2026, sendo seis de volume e dois "mais de nicho". Um deles será o Omoda 7, descrito pela marca como um rival do Toyota RAV4 e que será revelado nos próximos dias - a empresa optou por não mostrar a novidade no Salão de Pequim (China). Outro modelo já no forno é o Jaecoo 6, que já foi apresentado na Tailândia e é baseado no Chery iCar 03. Se mantiver o sistema elétrico, terá dois motores, entregando 279 cv e uma autonomia de 470 km pelo ciclo de testes chinês, graças ás baterias de 69,8 kWh.
Uma das apostas será o Omoda 3, que ocupará a posição de carro de entrada da fabricante. Posicionado como um SUV compacto, foi descrito por Victor Zhang, gerente de marca no Reino Unido, como um rival do Ford Puma Gen-E (o sucessor do EcoSport na Europa) e Nissan Juke (o primo europeu do Kicks).
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