A visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia poderá gerar resultados comerciais importantes para alguns setores do Brasil. No campo automotivo, em particular, as tratativas giram em torno de possível acordo de livre comércio de veículos entre os dois países. As conversas estão em andamento e contam com a participação de diretores da Anfavea, que compõem a delegação presidencial brasileira.
Desde 2017, o Brasil mantém com a Colômbia um Acordo de Complementação Econômica (ACE) que prevê isenção de alíquota de importação de veículos entre os dois países através de cotas. Já o acordo negociado agora - bem mais amplo - busca eliminar totalmente as barreiras e estabelecer relação parecida com a que já existe com Argentina e México, por exemplo.
Atualmente, a Colômbia é o quarto maior comprador de veículos brasileiros - e chegou a ser o terceiro até pouco tempo atrás. No primeiro trimestre de 2023, por exemplo, o Brasil enviou para o mercado colombiano cerca de 15.000 veículos (a cota anual de isenção de alíquota é de 50.000 unidades). Em 2024, porém, a cifra caiu para 6.300 unidades, principalmente em razão da queda nas vendas do mercado local.
A Argentina é o maior importador de veículos do Brasil, com 29.000 unidades no trimestre, seguida pelo México, com 18.400 unidades, e Uruguai, com 7.500 unidades.
Na última quarta-feira (17), o presidente Lula reuniu-se com o presidente colombiano, Gustavo Petro, e tratou do assunto, assim como de temas relacionados à bioenergia, desenvolvimento sustentável e integração regional. A indústria brasileira torce pelo acordo, já que o acesso facilitado ao mercado colombiano pode resultar em ganhos de produção importantes por aqui.
A lista de veículos brasileiros exportados para a Colômbia é extensa. A Hyundai, por exemplo, envia para o país os modelos HB20, HB20S e Creta. No caso da Volkswagen, são exportados Polo, T-Cross, Nivus, Saveiro e Virtus. No grupo Stellantis, destaque para os Fiat Mobi, Pulse e Fastback, além dos Jeep Renegade, Compass e Commander. A picape RAM 700, clone da Fiat Strada e produzida em Betim (MG), também é exportada.
Fonte: AutoData
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