A Toyota acaba de oficializar o lançamento do SW4 equipado com tecnologia do tipo híbrido-leve. O modelo estreia inicialmente na África do Sul e incorpora o mesmo sistema já empregado na variante MHEV da picape Hilux vendida na Europa e na Oceania. Além do consumo otimizado, a marca promete ganhos importantes em aspectos como aceleração, potência e eficiência.
No sistema MHEV, a Toyota explica que um gerador de partida de 48 volts (16 cv e 6,6 kgfm de torque) fica conectado ao virabrequim do motor 2.8 turbodiesel por uma correia (confeccionada em material durável e equipada com um tensor de alavanca dupla). Além disso, há uma bateria compacta de íons de lítio de 7,6 kg que armazena a eletricidade produzida pelo gerador de partida quando o veículo está freando.
Em arrancadas ou durante acelerações intensas, o gerador de partida auxilia o motor convencional, aumentando a capacidade de tração do veículo e reduzindo o nível de emissões nocivas para a atmosfera ao reduzir a carga do propulsor. Além disso, o conjunto híbrido alimenta os sistemas elétricos do veículo quando o motor de combustão é desligado ou quando o Start&Stop é ativado, como em um semáforo ou em um congestionamento.
A Toyota diz que a eletrificação melhora a economia de combustível em 5% e, ao mesmo tempo, reduz ruído, vibração e aspereza. A potência do motor continua a mesma: 204 cv e 50,9 kgfm de torque, assim como o câmbio automático de 6 marchas. Na prática, o sistema não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo.
Hilux Hybrid vendida na Austrália tem leves retoques visuais
A África do Sul é o primeiro país a receber o SW4 MHEV. Por lá, inclusive, o modelo se chamar Fortuner. No Brasil, o lançamento também é aguardado e deverá acontecer junto com a estreia da Hilux híbrida. A Toyota já tem tradição na comercialização de híbridos no mercado brasileiro e oferece opções eletrificadas para Corolla, Corolla Cross e RAV4. Nestes casos, vale lembrar, são híbridos plenos. Hilux e SW4 serão os primeiros a combinar motorização turbodiesel ao sistema, que é do tipo leve.
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