O gabinete do presidente argentino, Javier Milei, informou hoje que o chefe de Estado se reunirá nesta sexta-feira (12/4) nos Estados Unidos com o empresário Elon Musk. O dono de Tesla, da empresa aeroespacial Space X, da Starlink e da rede social X (ex-twitter) o receberá em seu escritório em Austin (Texas), onde Musk tem uma de suas fábricas de carros elétricos: a Gigafactory Texas.
Vale lembrar que Elon Musk se encontra em meio a polêmicas com o Brasil após atritos do empresário com o judiciário brasileiro envolvendo sua rede social e liberdade de expressão. Esse será o primeiro encontro cara a cara entre Milei e Musk, que já haviam se falado por telefone nos últimos meses. Em março, Musk anunciou a chegada à Argentina da Starlink, para fornecer serviço de internet via satélite em áreas com baixa cobertura da rede convencional.
"O objetivo é concretizar os investimentos de Musk na Argentina ligados à indústria automotiva e às comunicações globais", informaram fontes oficiais da Casa Rosada ao divulgar a agenda da reunião.
O presidente e o empresário têm uma relação de admiração mútua: "A prosperidade chegará em breve à Argentina", comemorou Musk quando Milei venceu as eleições presidenciais em dezembro passado. "Você será mais do que bem-vindo à Argentina", respondeu Milei. Enquanto isso, a Tesla segue sem nenhum plano oficial de comercializar seus carros no Brasil, mercado muito maior que o argentino.
Desde o ano passado, a Tesla fabrica o carro mais vendido do mundo (em qualquer segmento), o elétrico Model Y. No entanto, a empresa não tem grande presença na América do Sul: tem uma concessionária oficial no Chile e no restante da região as unidades chegaram por meio de importações independentes ou frotas diplomáticas.
O interesse de Elon Musk no lítio argentino para produzir as baterias de seus carros elétricos já foi mencionado no passado. Os planos da Space X de estabelecer bases de lançamento espacial na Argentina também foram mencionados. A viagem de Milei ao Texas faz parte de uma turnê internacional do presidente argentino que incluirá uma visita à Dinamarca, onde a Força Aérea Argentina acaba de comprar 24 caças F16 de segunda mão. A operação foi aprovada pelo governo dos EUA.
Como de costume, as notícias sobre o resultado da reunião entre Milei e Musk serão aguardadas na rede social favorita dos dois: X (antigo Twitter). O presidente argentino anterior, Alberto Fernández, havia promovido a visita de Elon Musk à Argentina para fins de turismo, mas sem muito sucesso.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Argentina oferece imposto zero para fábrica da Tesla