Anunciado desde outubro do ano passado, o lançamento comercial da marca Omoda no Brasil está cada vez mais perto de se tornar realidade. De acordo com a empresa, a expectativa é iniciar as operações nos próximos meses e fechar o ano de 2024 com pelo menos 50 concessionárias abertas em diversas regiões do país. A companhia tem metas ambiciosas e já adiantou que venderá por aqui modelos a gasolina, híbridos e elétricos.
O primeiro deles será o Omoda 5, que figura como principal produto da empresa no mercado internacional. De porte médio, o modelo mede 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 de altura e 2,63 metros de entre-eixos. Dependendo do mercado onde é oferecido, pode ser adquirido em versões híbrida ou elétrica. No primeiro caso, um sistema híbrido-leve trabalha associado ao motor 1.6 turbo de até 197 cv.
No segundo, o conjunto elétrico entrega 225 cv e rende autonomia estimada em 450 km. Preços ainda são desconhecidos, mas tudo indica que o Omoda 5 ficará posicionado abaixo dos rivais chineses GWM Haval H6 (a partir de R$ 214.000) e o BYD Song Plus (por R$ 229.800). O modelo chama atenção pelas linhas agressivas e ousadas baseadas na filosofia "Art in Motion", incluindo grade ampla, faróis divididos e pegada cupê bastante característica.
A chegada da Omoda acontecerá junto com a Jaecoo, que também pertence ao grupo Chery. As marcas dividirão as mesmas lojas e toda a operação será própria - ou seja, sem relação com o grupo CAOA. No mercado internacional, a Omoda tem foco voltado para o público jovem e atualmente oferece veículos na África do Sul, Austrália, Catar, Indonésia, Kuwait, México e Rússia, além da própria China.
O nome deriva da junção das palavras "moderno", "moda" e "oxigênio", simbolizando aspectos como boa aparência, tecnologia, positividade e vitalidade. Visualmente, a identidade da marca é classificada como "cross", refletindo diferentes estilo globais.
Por sua vez, a Jaecoo foca em SUVs com estilo mais tradicional e de linhas retilíneas. O nome da marca foi inspirado na palavra alemã “caçador" e simboliza velocidade, agilidade, selvageria e paixão. Dependendo do mercado, a empresa também é chamada de Jetour. Além da China, a fabricante iniciou operações recentemente na Rússia. Até o final de 2024, o objetivo é alcançar pelo menos mais 10 mercados.
Como dito, o primeiro modelo a estrear no Brasil será o crossover Omoda 5. Motor1.com apurou que o carro será lançando oficialmente no segundo semestre e vendido tanto em versões híbrida-leve (MHEV) quanto elétrica.
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