O SUV eletrico Kia EV9 foi o maior vencedor do World Car Awards, principal premiação mundial de carro do ano. Os resultados da eleição foram anunciados nesta quarta-feira, 27 de março, na abertura do New York Auto Show.
Esta foi a 20ª edição do prêmio. Participaram da votação cem jornalistas automotivos de 31 países, sendo dois deles do Brasil: este repórter que vos escreve, representando o Motor1.com Brasil, e Henrique Rodriguez (da revista Quatro Rodas). Outras edições do Motor1.com também participaram do júri, com Carlos Cristófalo (da Argentina), Alessandro Lago (da Itália) e Pablo García (da Espanha).
Na lista de modelos elegíveis para este ano havia inicialmente 70 lançamentos recentes. Além do prêmio principal - o World Car of the Year 2024 (Carro Mundial do Ano 2024) - houve mais cinco troféus.
Em janeiro passado, foi realizado o primeiro turno dessa eleição internacional, quando foram escolhidos três finalistas em cada categoria. O segundo turno foi realizado em fevereiro, teve seus votos tabulados pela empresa de auditoria KPMG e, agora, chegou a vez de divulgar os carros vencedores. Vamos à lista:
Kia EV9
No prêmio principal, o Kia EV9 levou a melhor sobre outros dois modelos elétricos: o BYD Seal e o Volvo EX30. SUV com generosos 5,01 m de comprimento e 3,10 m de entre-eixos, o EV9 tem três fileiras de bancos.
É fabricado em versões com um motor (na traseira) ou com dois motores (um em cada eixo). A potência vai de 204 cv a 385 cv, dependendo da configuração. Esse SUV sul-coreano se destaca ainda pelo design incomum, obra da equipe dirigida pelo líbano-canadense Karim Habib (ex-BMW).
BMW Série 5
Na categoria luxo, os novos BMW Série 5 / i5 (geração G60) conseguiram superar dois modelos da Mercedes-Benz: os novos Classe E (W214) e o SUV elétrico EQE.
O BMW Série 5 de oitava geração tem uma infinidade de configurações: pode sair com motor a gasolina, em versões híbrida-leve ou hibrida plug-in. Há ainda os Série 5 a diesel, de quatro ou seis cilindros, que resistem bravamente aos novos tempos.
Mas o grande trunfo da linha é sua versão 100% elétrica, a i5. Com carroceria sedã ou perua Touring, o carro é produzido com um ou dois motores (tração traseira ou integral). A potência pode chagar a 601 cv, na versão M60 xDrive, que promete 516 km de autonomia (WLTP).
Hyundai Ioniq 5 N
Quem poderia imaginar um Hyundai derrotando dois BMW na eleição do carro esportivo do ano? Pois não é que o hatch elétrico sul-coreano Ioniq 5 N levou a melhor sobre os BMW M2 (G87) e XM?
Essa vitória foi mais que merecida: o Ioniq 5 N é um elétrico diferente, que simula sons e reações de esportivos com motor a combustão. O resultado é um hot hatch, com tração integral e 609 cv, capaz de virar a cabeça do mais intransigente dos motores a combustão.
Não é a primeira vez que um elétrico ganha na categoria World Performance Car - o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT já levaram a melhor em edições anteriores do WCA.
Volvo EX30
Nos carros compactos para a cidade, vitória do Volvo EX30 sobre os também finalistas BYD Dolphin e Lexus LBX.
De marca sueca mas fabricado na China, o EX30 tem tudo para multiplicar as vendas da Volvo nos próximos anos. É um SUV de dimensões externas enxutas (4,23 m de comprimento) mas com bom espaço interno. O design interior chama a atenção pela originalidade e por suas soluções para reduzir custos de produção.
O EX30 sai em versões com um ou dois motores. Já é vendido no Brasil por preços que vão de R$ 230 mil a R$ 294 mil.
Kia EV9
No prêmio para carros elétricos, mais uma vitória do Kia EV9 - desta vez sobre os finalistas BMW i5 e EX30, fortes rivais que acabaram levando prêmios em outras categorias.
Aliás, manter um troféu especificamente para os elétricos vai deixando de fazer sentido, dada a liderança que esses carros têm mostrado no World Car Awards.
Toyota Prius
Aqui, surpresa total: quem diria que um Toyota Prius ganharia um troféu de melhor design, frente à Ferrari Purosangue? O outro finalista da categoria foi o Ford Bronco (não o crossover Bronco Sport vendido no Brasil, mas seu irmão maior, um fora-de-estrada pra valer).
Na categoria World Car Design of the Year, o processo de votação é diferente: antes de serem votados pelos jornalistas, os finalistas são selecionados por um grupo de seis renomados especialistas em estilo.
Fato é que a quinta geração do Prius representou um grande salto em estilo. É um carro com linhas muito limpas e em forma de cunha, obra da equipe dirigida por Yuji Fujiwara.
O antigo patinho feio ganhou beleza. É a maneira de um híbrido sobressair nesses tempos em que os elétricos são as maiores estrelas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9 desbanca 63 rivais e leva prêmio Carro das Mulheres Global 2024
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Finalistas do World Car Awards são anunciados no Salão de Genebra
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Renault Scénic, agora SUV, é eleito Carro do Ano 2024 na Europa
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Carsughi L'auto Preferita divulga os carros vencedores de 2023