O SUV eletrico Kia EV9 foi o maior vencedor do World Car Awards, principal premiação mundial de carro do ano. Os resultados da eleição foram anunciados nesta quarta-feira, 27 de março, na abertura do New York Auto Show.
Esta foi a 20ª edição do prêmio. Participaram da votação cem jornalistas automotivos de 31 países, sendo dois deles do Brasil: este repórter que vos escreve, representando o Motor1.com Brasil, e Henrique Rodriguez (da revista Quatro Rodas). Outras edições do Motor1.com também participaram do júri, com Carlos Cristófalo (da Argentina), Alessandro Lago (da Itália) e Pablo García (da Espanha).
Na lista de modelos elegíveis para este ano havia inicialmente 70 lançamentos recentes. Além do prêmio principal - o World Car of the Year 2024 (Carro Mundial do Ano 2024) - houve mais cinco troféus.
Em janeiro passado, foi realizado o primeiro turno dessa eleição internacional, quando foram escolhidos três finalistas em cada categoria. O segundo turno foi realizado em fevereiro, teve seus votos tabulados pela empresa de auditoria KPMG e, agora, chegou a vez de divulgar os carros vencedores. Vamos à lista:
Kia EV9
No prêmio principal, o Kia EV9 levou a melhor sobre outros dois modelos elétricos: o BYD Seal e o Volvo EX30. SUV com generosos 5,01 m de comprimento e 3,10 m de entre-eixos, o EV9 tem três fileiras de bancos.
É fabricado em versões com um motor (na traseira) ou com dois motores (um em cada eixo). A potência vai de 204 cv a 385 cv, dependendo da configuração. Esse SUV sul-coreano se destaca ainda pelo design incomum, obra da equipe dirigida pelo líbano-canadense Karim Habib (ex-BMW).
BMW Série 5
Na categoria luxo, os novos BMW Série 5 / i5 (geração G60) conseguiram superar dois modelos da Mercedes-Benz: os novos Classe E (W214) e o SUV elétrico EQE.
O BMW Série 5 de oitava geração tem uma infinidade de configurações: pode sair com motor a gasolina, em versões híbrida-leve ou hibrida plug-in. Há ainda os Série 5 a diesel, de quatro ou seis cilindros, que resistem bravamente aos novos tempos.
Mas o grande trunfo da linha é sua versão 100% elétrica, a i5. Com carroceria sedã ou perua Touring, o carro é produzido com um ou dois motores (tração traseira ou integral). A potência pode chagar a 601 cv, na versão M60 xDrive, que promete 516 km de autonomia (WLTP).
Hyundai Ioniq 5 N
Quem poderia imaginar um Hyundai derrotando dois BMW na eleição do carro esportivo do ano? Pois não é que o hatch elétrico sul-coreano Ioniq 5 N levou a melhor sobre os BMW M2 (G87) e XM?
Essa vitória foi mais que merecida: o Ioniq 5 N é um elétrico diferente, que simula sons e reações de esportivos com motor a combustão. O resultado é um hot hatch, com tração integral e 609 cv, capaz de virar a cabeça do mais intransigente dos motores a combustão.
Não é a primeira vez que um elétrico ganha na categoria World Performance Car - o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT já levaram a melhor em edições anteriores do WCA.
Volvo EX30
Nos carros compactos para a cidade, vitória do Volvo EX30 sobre os também finalistas BYD Dolphin e Lexus LBX.
De marca sueca mas fabricado na China, o EX30 tem tudo para multiplicar as vendas da Volvo nos próximos anos. É um SUV de dimensões externas enxutas (4,23 m de comprimento) mas com bom espaço interno. O design interior chama a atenção pela originalidade e por suas soluções para reduzir custos de produção.
O EX30 sai em versões com um ou dois motores. Já é vendido no Brasil por preços que vão de R$ 230 mil a R$ 294 mil.
Kia EV9
No prêmio para carros elétricos, mais uma vitória do Kia EV9 - desta vez sobre os finalistas BMW i5 e EX30, fortes rivais que acabaram levando prêmios em outras categorias.
Aliás, manter um troféu especificamente para os elétricos vai deixando de fazer sentido, dada a liderança que esses carros têm mostrado no World Car Awards.
Toyota Prius
Aqui, surpresa total: quem diria que um Toyota Prius ganharia um troféu de melhor design, frente à Ferrari Purosangue? O outro finalista da categoria foi o Ford Bronco (não o crossover Bronco Sport vendido no Brasil, mas seu irmão maior, um fora-de-estrada pra valer).
Na categoria World Car Design of the Year, o processo de votação é diferente: antes de serem votados pelos jornalistas, os finalistas são selecionados por um grupo de seis renomados especialistas em estilo.
Fato é que a quinta geração do Prius representou um grande salto em estilo. É um carro com linhas muito limpas e em forma de cunha, obra da equipe dirigida por Yuji Fujiwara.
O antigo patinho feio ganhou beleza. É a maneira de um híbrido sobressair nesses tempos em que os elétricos são as maiores estrelas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9 desbanca 63 rivais e leva prêmio Carro das Mulheres Global 2024
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Finalistas do World Car Awards são anunciados no Salão de Genebra
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Renault Scénic, agora SUV, é eleito Carro do Ano 2024 na Europa
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Carsughi L'auto Preferita divulga os carros vencedores de 2023