O próximo modelo nacional da Citroën foi revelado oficial. Bom, em parte, pois só podemos ver o exterior do inédito Basalt, um SUV-cupê que faz parte da mesma família que o C3 hatchback e C3 Aircross e que será lançado no Brasil ainda em 2024. Apresentado na forma de um conceito, o novo modelo aproveita que este tipo de veículo está em moda e aposta em um visual um pouco mais ousado que os seus irmãos.
O Citroën Basalt Vision é chamado de conceito, mas a fabricante afirma que é muito próxixo do modelo de produção, que será feito em Porto Real (RJ) ainda este ano e deve chegar às lojas no último trimestre. A empresa diz que combinou a robustez de um SUV com a fluidez de um cupê e podemos ver bem isso, por ter um vão livre considerável e seu caimento de teto bem esguio. Pelas imagens, aparenta ser mais proporcional do que o Fiat Fastback, que muitos ainda estranham bastante.
Seu design é uma mistura do C3 hatch com o C3 Aircross. Do compacto, vieram os faróis duplos formando um “X” com a grade superior, usando uma linha iluminada em LED para fazer a ligação com a peça central. A segunda entrada de ar, no meio, tem um formato igual ao do Aircross, porém com uma moldura nas extremidades. O para-choque é diferente dos outros, com faróis de neblinas maiores nas pontas e repetindo o estilo da entrada de ar superior, inclusive com os quadrados emoldurados as laterais. Também chama a atenção os faróis com projetor, mas não se sabe se é um elemento apenas para o conceito ou se vai ser usado na versão final.
Passando para a traseira, podemos ver que as portas dianteiras são as mesmas e até mesmo o vínco na parte inferior é repetido do Aircross. Já a porta traseira é nova, por conta do caimento do teto. Ganhou uma pequena linha depois da janela da porta traseira, outro elemento que pode ser apenas para o conceito. Já a traseira tem lanternas no mesmo formato que a minivan, porém mais finos e longos. A luz de seta foi reposicionada, agora sendo uma linha na parte inferior do conjunto. A linha do teto desce bem rapidamente, por conta do tamanho do carro, e termina em um pequeno spoiler.
Na Índia, fala-se que o Basalt terá um tamanho semelhante ao do C3 Aircross, o que significa que medirá aproximadamente 4,3 metros de comprimento e entre-eixos deve ser de 2,67 m. O Volkswagen Nivus tem 4,26 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, enquanto o Fiat Fastback mede 4,42 m e 2,53 m, respectivamente. Assim, o novo modelo da Citroën ficaria posicionado entre os dois em tamanho total, mas com um entre-eixos bem maior.
A Citroën irá apresentar o carro aos poucos, tanto que nem vimos uma imagem do interior. Mas não espere nada muito diferente do C3 Aircross, usando um estilo bem próximo, como vimos nos flagras do carro na Índia. Trará os mesmos equipamentos, como painel de instrumentos digital, central multimídia flutuante, mas também terá itens exclusivos. A mídia indiana fala de vidros laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado automático, chave presencial, carregador wireless e controle de cruzeiro.
Para o Brasil, o Basalt deve chegar ao país com o motor 1.0 turbo de três cilindros feito pela Fiat, entregando os mesmos 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm. É um propulsor bem conhecido, que está até mesmo no C3 Aircross. A transmissão será a automática do tipo CVT, simulando 7 marchas e, como será posicionado acima da minivan, não deve contar com uma opção manual. A Índia contará com um 1.2 turbo de 110 cv e uma versão elétrica exclusiva.
Ainda veremos várias notícias do Citroën Basalt. A própria fabricante diz que revelará mais detalhes em meados do ano. Como foi com o C3 hatch e o C3 Aircross, será lançado primeiro na Índia, que fez parte do desenvolvimento, estreando por lá por volta do 3º trimestre. Já no Brasil, a empresa diz somente que será lançado ainda em 2024 e, pelo cronograma normal da francesa, o mais provável é que inicie as vendas no último trimestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade