Um carro com 422 cv e 51 kgfm de torque, um AMG Speedshift MCT de dupla embreagem e 9 marchas, tração traseira, 4,6 segundos de 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 280 km/h. Parece muito bom até agora, não é? E, no entanto, algumas pessoas vão torcer o nariz, porque esses números pertencem ao novo Mercedes-AMG GT 43 Coupé, que agora foi apresentado com um motor 2.0 de quatro cilindros e um sistema híbrido-leve de 48V. Que pena. Mas talvez não seja de todo ruim.
Em termos de dimensões, o modelo básico de quatro cilindros no mundo GT da Mercedes-AMG não difere muito de seus parentes mais potentes. O 43 tem 4,73 metros de comprimento, 1,93 metros de largura (cinco centímetros mais estreito) e 1,35 metros de altura. No entanto, será possível diferenciar visualmente os modelos no futuro.
O para-choque dianteiro recém-projetado com grandes entradas de ar (aerodinâmica ativa também está presente) em toda a largura do veículo é particularmente impressionante. De acordo com a fabricante, as asas dianteiras e traseiras mais estreitas e a largura reduzida do eixo têm o objetivo de enfatizar o caráter elegante. Há também uma nova peça de acabamento para as asas dianteiras. A visão traseira é caracterizada pelo para-choque traseiro modificado adicionalmente e pelos frisos de escape duplos redondos, em vez de trapezoidais, à esquerda e à direita.
O AMG GT 43 é equipado com rodas de liga leve de 19 polegadas como padrão. Outras variantes com diâmetro de 19 ou 20 polegadas estão disponíveis como opcional. Também estão disponíveis rodas forjadas de 21 polegadas.
Também não há grandes surpresas no design do interior. O painel de instrumentos é totalmente digital como esperado. A tela multimídia sensível ao toque de 11,9 polegadas em formato retrato no console central com o sistema de infotainment MBUX também não é novidade. Ela oferece conteúdo específico da AMG em cinco estilos de tela. Além disso, o AMG GT 43 é equipado com bancos esportivos AMG eletricamente ajustáveis e acabamento em couro nappa como padrão. O mesmo se aplica aos bancos AMG Performance opcionais com apoios de cabeça integrados e maior suporte lateral.
Os assentos também podem ser personalizados de acordo com seu gosto, com estofamento diferente em três cores e sete combinações de cores para o interior no total. Além do preto brilhante, os elementos de acabamento também estão disponíveis em alumínio ou fibra de carbono. Há também os dois elementos de acabamento de madeira com tiras de alumínio. Esse modelo também está disponível opcionalmente com um esquema de assentos 2+2. Se necessário, o compartimento de bagagem pode ser ampliado usando o encosto do banco traseiro rebatível.
Vamos passar para a peça central e para o ponto que provavelmente provocará discussões entre quem gosta de motores bem grandes. O motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros (conhecido do AMG A 45 S) também atinge sua potência máxima de 422 cv a 6.750 rpm no AMG GT 43. No entanto, o torque máximo de 51 kgfm já está disponível entre 3.250 rpm e 5.000 rpm. No caso do hot hatch, isso só acontece em rotações significativamente mais altas do motor.
Dependendo da situação, o sistema não conta apenas com um impulso adicional de 14 cv do gerador de partida acionado por correia. Um turbocompressor elétrico também é usado. Um motor elétrico com cerca de quatro centímetros de largura é integrado diretamente ao eixo do turbo - entre a roda da turbina no lado do escapamento e a roda do compressor no lado do ar fresco. Esse motor controlado eletronicamente aciona o eixo do turboalimentador diretamente, acelerando a roda do compressor antes que o fluxo de gás de escape assuma o acionamento convencional.
A potência do motor é transmitida por meio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 9 marchas. Isso reduz o peso (o modelo tem um peso em ordem de marcha de 1,8 toneladas e, portanto, é cerca de 200 kg mais leve do que as versões com motor V8) e tem como objetivo otimizar a resposta aos comandos do pedal do acelerador graças à sua menor inércia.
O AMG GT 43 é equipado com suspensão de molas de aço como padrão. A última geração de amortecimento ajustável adaptativo está disponível como opcional. A unidade de controle da suspensão utiliza a análise de dados para ajustar a força de amortecimento de cada roda em apenas alguns milissegundos, de acordo com a situação. Pode ser personalizado por meio de vários modos. É possível escolher entre "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual", bem como "RACE", que está incluído no pacote opcional AMG DYNAMIC PLUS.
Freios a disco ventilados e perfurados internamente medindo 390 x 36 mm com pinças fixas de seis pistões são instalados no eixo dianteiro, enquanto pinças flutuantes de um pistão de 360 x 26 mm são instaladas no eixo traseiro. O AMG GT 43 também pode ser equipado com direção ativa no eixo traseiro, mediante solicitação.
Quanto a fabricante cobrará no futuro pelo modelo com o motor V8 reduzido pela metade? Metade do número de cilindros, metade do preço. Isso seria lógico. E o modelo completo está listado no configurador por pouco menos de 164.765 euros (R$ 898.553). 82.000 euros (R$ 447.190) seria, portanto, a meta. Mas isso provavelmente não é realista. Esperamos um preço inicial na faixa de 110.000 a 130.000 euros (R$ 599.889 a 708.960). Os preços serão divulgados ainda este ano, quando iniciar as vendas na Europa.
Fonte: Mercedes-Benz
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