Marcello Gandini, lendário designer responsável por vários carros italianos, morreu, de acordo com a RaiNews, a agência de notícias estatal da Itália. Ele tinha 85 anos de idade.
Gandini era mais conhecido por seu trabalho com a Lamborghini, onde foi responsável pelo design de carros pôsteres como o Miura, o Countach e o Diablo. Ele também foi o designer por trás de ícones como o Lancia Stratos, o Bugatti EB110 e o Fiat X1/9.
O designer nascido em Turim criou seus designs mais famosos enquanto trabalhava na casa de design italiana Bertone, de meados da década de 1960 até 1980, escrevendo as linhas de carros como o Alfa Romeo Montreal, o Maserati Khamsin, o Volkswagen Polo original e a Ferrari 308 GT4.
Mais tarde, Gandini se afastou da Bertone em sua carreira, trabalhando de forma independente com fabricantes de automóveis como a Citroën para desenvolver o popular BX e a Renault para projetar o agora icônico hatchback 5 Turbo. Outros projetos notáveis de Gandini incluem o BMW Série 5 original, o Lamborghini Espada e o Cizeta-Moroder V16T.
Mesmo mais tarde na vida, Gandini continuou a se dedicar ao design. Ele trabalhou com a Tata Motors em 2017 para criar o Tamo Racemo, um conceito de carro esportivo apresentado no Salão do Automóvel de Genebra. Ele também se envolveu nas áreas de design industrial e de móveis. Em janeiro, Gandini recebeu um diploma honorário em engenharia mecânica pelo Instituto Politécnico de Turim.
Uma capela funerária está sendo organizada no estúdio de design de Gandini em Almese, que será realizada na quinta-feira, das 15h às 19h, e na sexta-feira, das 10h às 12h, horário local, de acordo com o RaiNews. Espera-se que o funeral em si seja realizado na sexta-feira à noite ou no sábado.
Fonte: RaiNews
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores