Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades do grupo Renault para 2024, a versão de produção do Dacia Bigster Concept parece finalmente perto de chegar ao mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam protótipos rodando em testes com carroceria de produção e já em estradas abertas ao trânsito comum. São características que indicam desenvolvimento em fase avançada e estreia próxima.
O Bigster foi apresentado como carro-conceito em janeiro de 2021 e serviu de prévia da nova geração do Duster. Sua versão final será, a grosso modo, uma versão alongada deste último com proposta mais familiar e refinada. Terá aproximadamente 4,60 metros de comprimento (contra 4,34 m do Duster) e se diferenciará justamente pela entrega extra de espaço interno. Será inserido no chamado segmento C e terá capacidade para acomodar até 7 passageiros (contra apenas 5 do irmão).
Na versão de produção, o Bigster adotará materiais ecológicos na composição do habitáculo e elementos de proteção contra arranhões externos confeccionados de plástico reciclado. A Dacia também deverá dispensar decorações cromadas ou imitações de alumínio, agregando ao modelo aspecto de robustez e sobriedade. Além disso, o SUV será posicionado como carro-chefe da gama da empresa e tomará como base a plataforma CMF-B do grupo Renault-Nissan.
Dacia Bigster Concept
Com isso, já nascerá preparado para ser equipado tanto com motores tradicionais quanto com conjuntos híbridos. Quando apresentou o conceito, há três anos, a Dacia disse que o nome 'Bigster' foi escolhido durante uma parada para o café. Ou seja, não deu certeza sobre a manutenção do batismo no carro de produção, abrindo possibilidade para adoção de nomenclatura inédita.
Do ponto de vista do design, não haverá grandes mudanças em relação ao novo Duster que já roda na Europa. Como dito, a principal diferença entre os dois SUVs se dará no comprimento e no refinamento interno. O Duster levará 5 passageiros, enquanto o Bigster - graças ao entre-eixos alongado - terá espaço para até 7 pessoas e mais esmero internamente. O lançamento acontecerá no segundo semestre, começando pela Europa com a versão Dacia.
No Brasil, a chegada do modelo como Renault é uma possibilidade. A marca reservou R$ 2 bilhões para viabilizar o lançamento de inédito SUV com estilo cupê por aqui e poderá se interessar também pelo Bigster como opção familiar e complementar ao estilo mais esportivo do modelo cross-cupê. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados