Posicionado como topo de linha da Kia no segmento de SUVs, o elétrico EV9 acaba de ganhar o prêmio Women's World Car of the Year 2024. O reconhecimento acontece todos os anos na semana do dia 8 de março por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Nesta edição, votaram na premiação cerca de 75 profissionais de imprensa de 52 países e disputaram o troféu 63 carros.
Marta Garcia, Presidente Executiva da WWCOTY, comentou: "a eleição deste ano foi particularmente difícil devido ao excelente nível de todos os candidatos. Cada um dos finalistas teve mérito suficiente para ganhar o troféu. O Kia EV9 teve melhor que os seus rivais porque é um veículo capaz de atender às necessidades dos consumidores em todo o mundo."
Além disso, o EV9 foi elogiado pela capacidade de acomodar confortavelmente todos os passageiros (o modelos leva até 7 pessoas), por ter aerodinâmica refinada apesar das grandes dimensões (cx de 0,28) e por estar equipado com um sistema de carregamento bidirecional (útil para alimentar objetos elétricos externos). O modelo também foi campeão, além da classificação geral, na categoria Melhor SUV.
Outros premiados foram Volvo EX30 (Melhor Carro Familiar), BMW Série 5 (Melhor Carro Grande), Aston Martin DB12 (Melhor Carro Exclusivo) e Volkswagen Amarok (Melhor 4x4).
Apresentado ao mundo no final de 2023, o EV9 mede 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura, 1.755 mm de altura e 3.100 mm de entre-eixos. Na versão de entrada Standard, o SUV tem tração traseira, bateria de 76,1 kWh, motor elétrico de 218 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Já o modelo mais caro tem 384 cv, tração integral e vai de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos (ou 5,3 segundos no modo Boost). A autonomia pode superar 540 km.
O lançamento no Brasil já foi confirmado pela Kia e deverá acontecer ainda em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman