Em meio a regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas e impostos mais altos sobre carros com motores de grande deslocamento, o futuro não parece bom para veículos esportivos movidos a combustão. A Hyundai acabou de eliminar o i20 N e o i30 N na Europa, onde as montadoras enfrentam a legislação mais rigorosa do mundo. Entretanto, nem toda esperança está perdida para um carro divertido com um motor de combustão interna.
Em entrevista à revista australiana Drive, o atual consultor técnico executivo da Hyundai e ex-chefe de pesquisa e desenvolvimento disse que vale a pena explorar uma motorização híbrida. Albert Biermann - que foi uma das forças motrizes por trás da criação da divisão N - confirmou que configurações híbridas mais potentes estão sendo desenvolvidas. Não apenas para a Hyundai, mas também para a marca Genesis, voltada para o luxo. Como lembrete, o Hyundai Motor Group também é proprietário de cerca de um terço da Kia.
Biermann disse que o Elantra N (também conhecido como i30 Sedan N) "poderia ser uma opção - tecnicamente, ele está lá". Ele se absteve de confirmar se o sedã esportivo será eletrificado, mas admitiu que é tecnicamente possível. Lembre-se de que a Hyundai já confirmou uma nova geração com um motor a gasolina, sugerindo que ele pode até receber um propulsor maior. A unidade de 2,5 litros turboalimentada seria um bom avanço em relação ao motor de 2,0 litros existente.
Em sua forma atual, o Elantra N tem 280 cv de potência, enquanto o motor maior é avaliado em 294 cv na linha Sonata N e até 304 cv no Genesis G70. É claro que a adição de um motor elétrico aumentaria ainda mais a potência. Se aprovado, esse pode não ser o único carro N híbrido da Hyundai, pois Biermann diz que está tentando convencer os superiores a dar luz verde a um N eletrificado menor.
A Hyundai já está olhando para o futuro, tendo acabado de lançar o crossover Ioniq 5 N totalmente elétrico. Também há relatos de um sedã Ioniq 6 N, potencialmente com mais potência. Biermann explicou que a fabricante coreana quer cobrir todas as bases, atendendo a diferentes gostos e cumprindo as regulamentações em constante mudança. O ex-chefe da BMW M argumentou que um motor híbrido preencheria a lacuna entre os carros de desempenho com motor de combustão e os veículos elétricos.
A Toyota tem outra ideia de como os carros esportivos com motores a combustão podem ser salvos. Ela está brincando com a ideia de fazer o porpulsor funcionar com hidrogênio em vez de gasolina. Para isso, já construiu e testou protótipos dos hot hatches GR Yaris e GR Corolla na pista.
Na mesma linha, a empresa austríaca AVL Racetech projetou um motor 2.0 turbo de quatro cilindros que funciona com hidrogênio. Ele produz saudáveis 411 cv e 51,8 kgfm de torque.
A Porsche tem uma abordagem diferente, pois acredita que o combustível sintético pode ser uma solução. A empresa vem produzindo um combustível quase neutro em carbono em sua fábrica no Chile desde o final de 2022, quando comemorou o marco com o abastecimento de um 911. Embora a Porsche faça parte do Grupo Volkswagen, o chefe da marca VW, Thomas Schäfer, afirma que toda essa conversa sobre o prolongamento da vida útil dos motores de combustão é uma conversa fiada. Ele afirma que as discussões sobre combustíveis sintéticos são "barulho desnecessário", já que os motores de combustão representam "tecnologia antiga".
Fonte: Drive