Em nova fase, Hyundai importará mais carros para o Brasil; veja quais
Após novo acordo com a CAOA, montadora anuncia novidades para o mercado brasileiro
Com informações do editor Leonardo Fortunati - No início de março, a Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa anunciaram mudanças em sua parceria para a comercialização de veículos da marca sul-coreana no mercado brasileiro. Com as alterações, a Hyundai passa a ter mais liberdade para importar modelos mais recentes para cá e já informou que quer acelerar o processo de eletrificação de sua linha de produtos.
Agora, a Hyundai anunciou como ficará a linha de produtos nesta nova nova fase. Rodolfo Stopa, diretor de planejamento de produto da Hyundai para América Central e do Sul, afirmou que 2024 será um ano de transição para marca. No entanto, um dos modelos mais aguardados pela rede de lojas, o utilitário HR, permanecerá em linha. Não apenas isso, ficará mais equipado e deve receber em breve de série equipamentos como luzes diurnas de LED, vidros elétricos, computador de bordo com tela de 3,5", ar-condicionado e rádio com Bluetooth.
O utilitário permanecerá saindo da linha de montagem da Caoa em Anápolis (GO). Lá também continuará sendo produzido Hyundai Tucson que está desatualizado em relação ao modelo global. O modelo passará a ser oferecido em configuração única por toda a rede de concessionárias Hyundai. Tanto o Tucson quando o HR já começarão a chegar às lojas brasileiras em breve.
Além disso, a marca já confirmou que a planta goiana passará a produzir novos modelos a partir de 2025. E são grandes as chances de uma das estreias por lá ser a do novo Tucson, que a Caoa já havia prometido para o próximo ano.
Hyundai Santa Fe
Entre os novos modelos importados, a Hyundai confirmou a chegada do Santa Fe. Sua atual geração já é praticamente um SUV grande, chegando com 4,83 metros de comprimento e tendo opção de 7 lugares. O modelo tem um visual bem mais retilíneo e chama atenção pela assinatura luminosa de LED que projeta um "H" nos faróis.
A marca ainda não confirmou o pacote que virá para o Brasil, mas o SUV tem disponível lá fora três conjuntos motrizes: 2.5 aspirado a gasolina com injeção direta de combustível, 194 cv e transmissão automática convencional; 2.5 turbo a gasolina, 281 cv e transmissão de dupla embreagem; e 1.6 turbo híbrida de 235 cv. O modelo competirá com rivais como Honda CR-V, Toyota SW4 e Jeep Commander, entre outros.
Novo Hyundai Kona
Depois de chegar desatualizado com a Caoa, o Hyundai Kona de nova geração também é um dos produtos planejados pela empresa no Brasil. O SUV compacto será comercializado no Brasil com o visual mais radical e com opções híbrida ou totalmente elétricas.
No primeiro caso, o Hyundai Kona traz um motor 1.6 aspirado trabalhando em conjunto a um elétrico e entregando 141 cv de potência combinada, além de 27,5 kgfm de torque no total. Quem quiser o elétrico terá duas opções de bateria: 48,6 kWh, 135 cv e 370 km de autonomia (ciclo WLTP), ou 64,8 kWh, 204 cv e 505 km de autonomia (WLTP). Com ele a mira da Hyundai está em carros como o Toyota Corolla Cross (híbrido) e até mesmo o Volvo EX30 elétrico, o que indica que o Kona elétrico deve passar dos R$ 200 mil. De acordo com a Hyundai, o terceiro modelo que chegará ao Brasil em 2024 será o Kona ou o Santa Fe.
Hyundai Palisade
O terceiro e talvez o mais importante modelo que a Hyundai passará a importar para o Brasil é o Palisade. À venda no mercado internacional dede 2018, o Palisade mede 4,98 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,75 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. Chegou ao portfólio da marca para suceder o Vera Cruz. Na prática, é o maior dos SUVs da Hyundai atualmente. Sua estreia por aqui deve ocorrer no segundo semestre de 2024.
Para o Brasil, a Hyundai trará a configuração com maior motor. Trata-se de um 3.8 V6 a gasolina aspirado capaz de entregar 295 cv de potência e 36 kgfm de torque. Além de tração integral, o SUV será equipado com uma transmissão automática de 8 velocidades. A ambição da marca é grande e o Palisade está sendo posicionado contra modelos como o Land Rover Discovery e o Jeep Grand Cherokee.
Hyundai Ioniq 5
Entre os modelos puramente elétricos, a principal estreia deve ficar por conta do Ioniq 5. Apresentado em 2021, o modelo foi responsável pela estreia não apenas da nova submarca Ioniq, mas também da nova plataforma dedicada E-GMP com um sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo.
Para o mercado brasileiro, o Ioniq 5 deve chegar na configuração de maior capacidade disponível lá fora. Ela conta com baterias de 72,6 kWh de capacidade, dois motores elétricos (um em cada eixo), 305 cv de potência, 61,7 kgfm de torque e tem uma autonomia de 500 km (WLTP). A mira está em modelos da Volvo, como XC40 e o C40. Assim como o Palisade, chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano.
Como ficou a parceria entre Hyundai e CAOA?
A Hyundai e a Caoa passam a ter uma rede de concessionárias unificada, algo importante para a Hyundai e que era uma reclamação constante dos lojistas – se um cliente queria o Tucson feito em Anápolis, teria que ir a uma concessionária da Hyundai-Caoa, não encontrando o veículo nas lojas da Hyundai Motor Brasil. Agora, todas as concessionárias terão os mesmos automóveis disponíveis. O Grupo Caoa segue como concessionário, com 46 das 250 lojas da marca. A operação já foi autorizada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Outra mudança está na importação. O contrato anterior determinava que só a Caoa poderia importar os veículos da marca sul-coreana, limitando a Hyundai a comercializar somente os carros feitos em Piracicaba (SP): HB20, HB20S e Creta. Agora a Hyundai irá decidir o que importar e cuidará de toda esta operação, enquanto a Caoa receberá uma porcentagem de cada unidade vendida.
A Caoa continuará a fazer carros para a Hyundai, recebendo tanto por disponibilizar a fábrica quanto por cada unidade produzida. Nenhuma das duas empresas comentou se o investimento da fábrica para produzir novos modelos será feito em conjunto ou se ficará por conta de uma das duas companhias.
Em sua apresentação, a Hyundai informou que a rede de concessionários terá acesso a toda a linha de produtos. Os nacionais feitos pela marca em Piracicaba (SP) permanecem sendo faturados pela Hyundai, enquanto os modelos feitos pela Caoa em Anápolis (GO) serão faturados serão faturados e produzidos pelo grupo brasileiro. Os modelos importados terão os pedidos feitos por meio da Hyundai Brasil, que também se responsabilizará por seu faturamento. A parte de reposição de peças (pedidos e faturamento) também ficará a cargo da HMB.
Segundo a Hyundai Brasil, sua linha de montagem no interior paulista já opera em seu limite de capacidade, que é de 200 mil unidades anuais. Com o novo acordo, a empresa poderá se aproveitar melhor da fábrica da Caoa em Goiás a partir de 2025.
A Hyundai é uma das empresas que tem abraçado todas as possibilidades, oferecendo veículos híbridos, híbridos plug-in, elétricos e com célula de combustível a hidrogênio. Recentemente, o CEO da Hyundai, Euisun Chung, anunciou um investimento de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,44 bilhões) no Brasil até 2032, incluindo a pesquisa de hidrogênio verde. Uma possibilidade é a preparação de um sistema híbrido-leve para os modelos nacionais, com HB20, HB20S e Creta. Pelo prazo longo do ciclo, outras tecnologias podem surgir no futuro como uma versão híbrida convencional ou até mesmo elétrica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança