Se você acha que os carros atuais são todos iguais e não têm personalidade, você vai adorar o novo Renault 5. Ele é muito mais do que apenas um retrocesso elétrico do R5 que os americanos conhecem como Le Car. Para o seu renascimento, os engenheiros reuniram muitos recursos interessantes em um carro tão pequeno. Alimentando o estereótipo sobre os franceses e seu amor pelo pão, o novo EV vem com um suporte para baguetes.
Isso não é uma piada; está escrito no comunicado à imprensa: "O Renault 5 E-Tech Electric também será o primeiro carro especificamente equipado para transportar baguetes dos padeiros. Chega de farinha e migalhas no seu lindo estofamento!" Montada à direita do console central, a cesta de vime trançado foi projetada com a ajuda da cesteira francesa Marguerite Herlant. O acessório elegante nos lembra o vaso de botões do Volkswagen Beetle.
A alavanca de câmbio na coluna de direção tem a forma de uma caixa de batom
O porta-objetos feito em impressora 3D
Há muito mais no novo R5 do que um lugar para guardar sua baguete. Por exemplo, o seletor de marchas montado na coluna de direção se assemelha a um estojo de batom. A Renault o chama de "e-pop shifter" com uma ponta personalizável que apresenta acessórios compatíveis para escolher. O proprietário do carro pode trocar facilmente a borda da alavanca de câmbio usando algo pontiagudo, da mesma forma que retiramos a bandeja do cartão SIM de um smartphone.
Há nada menos que 104 acessórios disponíveis para o Renault 5 2024, incluindo compartimentos impressos em 3D e um organizador central. Um dos designs disponíveis tem o logotipo "1972" como uma referência ao ano em que o R5 original foi colocado à venda. Outros têm versões retrô e modernas do logotipo "5".
Os detalhes retrô incluem o design do painel de instrumentos em blocos com costura vertical no lado do passageiro. Inspirado no hot hatchback R5 Turbo, o estofamento tem um interessante padrão em "H" que se estende até o banco traseiro de três lugares. Há também uma grande quantidade de tecido denim feito inteiramente de garrafas plásticas de água recicladas.
O capô tem uma luz que indica a carga da bateria
As luzes diurnas em LED que formam um quadrado
O exterior também está repleto de detalhes interessantes. Por exemplo, o capô tem um painel iluminado com o motivo "5" que serve como indicador de carga da bateria. Ele se acende automaticamente quando o motorista se aproxima do carro. Além disso, os faróis inclinados piscam como sequência de boas-vindas. Falando em faróis, as luzes retangulares de LED de circulação diurna no para-choque são uma referência aos faróis de neblina do antigo R5 Turbo.
O que mais? Há uma bandeira francesa embutida nos faróis, enquanto as rodas têm um logotipo 5 da velha guarda em vez do diamante da Renault. Os clientes também podem obter uma série de decalques para o teto e as portas dianteiras. O estilo geral remete aos modelos da geração anterior, com suas lanternas traseiras verticais e os para-lamas quadrados do R5 Turbo. Você pode obter um conjunto diferente de rodas com o emblema da Renault, , juntamente com uma faixa vermelha superior contrastante.
Alpine A290 concept
Alpine A290 concept
Alpine A290 concept
Embora um novo Turbo não esteja planejado, já que o R5 é totalmente elétrico, um derivado de alto desempenho está em desenvolvimento. Com estreia prevista para o final deste ano, o Alpine A290 terá mais força do que os 150 cv e 25 kgfm de torque do Renault 5 topo de linha.
Os franceses têm carros mais interessantes a caminho, já que o Renault 4 também está voltando, como evidenciado pelo conceito 4ever. Além disso, está planejado um Twingo totalmente redesenhado. Ambos adotarão o que a Renault chama de estilo "retrofuturista", misturando elementos de design das gerações anteriores com uma abordagem de vanguarda - como bem executado aqui no R5.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca