"Não vamos diluir nosso investimento com híbridos" - foi o que o presidente da General Motors, Mark Reuss, disse à Business Insider em 2022. No entanto, a GM mudou de ideia desde então. Durante uma reunião com investidores no mês passado, a CEO Mary Barra anunciou que os híbridos plug-in estão planejados. Um novo relato indica que a Chevrolet Silverado PHEV está a caminho.
Citando fontes familiarizadas com o assunto, a Autoweek afirma que a GM está com pressa para lançar versões PHEV tanto da Chevrolet Silverado quanto da GMC Sierra. Aparentemente, a empresa deu uma ordem para acelerar o desenvolvimento e o lançamento no mercado dos dois derivados eletrificados. Entramos em contato com a Chevrolet e a GMC para comentar o assunto e atualizaremos a história se tivermos resposta.
Os híbridos plug-in preencheriam a lacuna entre a Silverado e a Sierra regulares com motores a combustão e os recém-lançados modelos puramente elétricos. A dupla de PHEVs resolveria a ansiedade de autonomia que muitos clientes ainda tem, especialmente no caso as picapes usadas para rebocar e/ou transportar cargas pesadas.
Alguns se lembrarão do que Barra disse em uma conferência de investidores do Barclays em 2019: "Os clientes geralmente não se interessam por híbridos, a proposta de valor é essa. Acreditamos que mudar para veículos elétricos o mais rápido possível é a coisa certa a fazer". No início do mesmo ano, Reuss disse ao The Wall Street Journal que seria mais sensato gastar o dinheiro de Pesquisa e Desenvolvimento em elétricos em vez de PHEVs: "Se eu tivesse um dólar a mais para investir, eu o gastaria em um híbrido? Ou gastaria com a resposta que todos sabemos que vai acontecer e chegaria lá mais rápido e melhor do que qualquer outra pessoa?"
Em 2024, o cenário mudou. A demanda por veículos elétricos está esfriando, e os PHEVs podem servir como um paliativo antes da eletrificação total. O Wall Street Journal relata que "revendedores influentes" estão pressionando a GM a lançar modelos híbridos para evitar a perda de clientes que não estão prontos para mudar para veículos elétricos. No final de janeiro, Barra disse durante uma chamada sobre os resultados financeiros da GM para o quarto trimestre de 2023 que o "plano futuro inclui trazer nossa tecnologia híbrida plug-in para veículos selecionados na América do Norte".
De acordo com o mesma reportagem da Autoweek, a GM mudou de ideia sobre outras coisas. Aparentemente, ela não substituirá as antigas Express e Savana por vans elétricas no ano modelo de 2026. O plano era usar a plataforma Ultium da GM, com os novos modelos seguindo o modelo da van de entrega de frota comercial BrightDrop Zevo 600 . Supostamente, isso não está mais acontecendo, e ainda não está claro se o Express e o Savana ainda estão sendo eliminados após o ano-modelo de 2025.
Também havia planos para duas picapes elétricas, um com o tamanho aproximado de uma Ford Maverick e o outro com o tamanho aproximado de uma Ranger. No entanto, o primeiro foi supostamente cancelado, enquanto o desenvolvimento do segundo foi interrompido.
Se um Silverado e um Sierra híbrido chegarem ao mercado, esses não serão os primeiros. No final dos anos 2000 e início dos anos 2010, a GM combinou um motor 6.0 V8 com dois motores elétricos para um "sistema híbrido de dois modos". Ele era compatível com as versões 2WD e 4WD e vinha com uma bateria de níquel-metal hidreto de 300 volts montada embaixo dos assentos da segunda fileira. O motor a combustão tinha potência de 337 cv e 50,7 kgfm, enquanto os motores elétricos tinham potência de 81 cv cada.
Os modelos híbridos antigos eram capazes de funcionar exclusivamente com a energia elétrica em velocidades de até 48 km/h e havia até frenagem regenerativa para carregar a bateria. Seus sucessores, se a GM estiver de fato planejando-os, devem ser PHEVs, o que significa que haverá uma porta de carregamento para reabastecer a bateria, como seria feito em um Silverado EV ou Sierra EV.