A Ford Maverick começou o ano de 2024 nos Estados Unidos com vendas em alta e expectativa de franco crescimento. No mês de janeiro, a picape vendeu ao todo 12.443 unidades e cresceu significativos 98% na comparação com o mês período do ano anterior. O avanço foi puxando principalmente pela versão híbrida, que vendeu sozinha 6.092 unidades e acumulou alta de 118%.
“A Maverick começou o ano com um dos melhores registros de vendas desde o lançamento em 2021", disse Erich Merkle, analista de vendas da Ford. O resultado é explicado especialmente pela demanda cada vez mais crescente por picapes intermediárias no mercado norte-americano. A Maverick é líder isolada neste nicho e vendeu em 2023 cerca de 94.058 unidades, avançando 26,5% sobre 2022.
Além disso, a nova geração da Ranger ainda não entrou em ritmo acelerado de produção nos EUA, levando muitos clientes a migrarem para a Maverick. No mercado norte-americano, o portfólio da Maverick é composto pelas versões XL, XLT e Lariat com preços que variam entre US$ 23.815 e US$ 34.855 (algo entre R$ 118.300 e R$ 173.200, respectivamente).
Sob o capô, o motor 2.0 turbo a gasolina rende 253 cv e 38,3 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas, com tração dianteira ou integral. Já a versão híbrida tem motor 2.5 a gasolina (164 cv e 21,4 kgfm de torque) associado a um propulsor elétrico (128 cv e 23,9 kgfm). Combinados, entregam 193 cv. O câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira.
Maverick XL (versão de entrada)
A Maverick é produzida na planta de Hermosillo, no México, e de lá exportada para EUA e América Latina. O espaço nas linhas de montagem é dividido com o SUV Bronco Sport, derivado da mesma arquitetura C2. Ao todo, a picape mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 metros. A caçamba acomoda até 942 litros de volume, com capacidade de carga de 659 kg.
No Brasil, a Maverick vendeu no último mês de janeiro apenas 132 unidades. No ano todo de 2023, foram 1.654 exemplares entregues.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda