page ad skin

Audi promete continuar lançando peruas esportivas além da A6 Avant GT

Fabricante tem planos não só para uma station wagon elétrica, como também para uma com motor híbrido plug-in

Audi RS Avant lineup

A Audi vem fabricando peruas velozes há 30 anos, começando com a RS2 Avant de 1994, construída em conjunto com a Porsche. E isso não vai parar tão cedo. Quando perguntado pelos jornalistas se há um futuro para as station wagons esportivas, o gerente de projeto técnico do RS 6 GT, Nils Fischer, disse: "Eu diria definitivamente que sim, com certeza".

A edição especial RS6 Avant GT de tiragem limitada é descrita pela Audi como um "modelo que atinge seu máximo". No entanto, a empresa está se referindo estritamente à geração C8 que está saindo de linha. Uma continuação da super perua atual está chegando antes de 2026, quando a marca de luxo alemã lançará apenas veículos elétricos. Isso significa que ainda há tempo para uma geração final do RS6 com um motor de combustão.

Audi RS6 Avant GT

O chefe de pesquisa da Audi & Development, Stephan Reil, já confirmou que o próximo RS6 manterá o motor a gasolina, mas com um motor elétrico incluído na mistura. Até mesmo o modelo anterior tem uma pequena dose de eletrificação com o V8 biturbo de 4,0 litros usando uma configuração híbrida-leve. Espera-se que seu sucessor empregue um sistema híbrido plug-in e, com sorte, construído em torno de um V8.

Quando o modelo da próxima geração chegar, ele terá outro nome. A Audi anunciou que os modelos A6 com motor a combustão farão a transição para a família A7, pois os carros com números pares serão os elétricos. Isso significa efetivamente que um RS7 Avant está chegando, por mais estranho que isso possa parecer. Isso permitirá que a Audi lance modelos A6 puramente elétricos, incluindo um RS6 como uma variante perua para o sedã RS6.

Protótipos de uma A6 Avant E-Tron já foram vistos em testes com a carroceria de produção completa. Essa perua elétrica será montada na arquitetura PPE que a Audi desenvolveu com a Porsche. O primeiro modelo a utilizar a plataforma é o novo Macan de segunda geração, que tem até 639 cv e 84,9 kgfm no modelo Turbo. Portanto, espere números saudáveis em um futuro RS6 Avant E-Tron.

Audi RS4 Avant Competition (European Model)

O RS4 Avant menor, também viverá para ver outra geração com um nome diferente. O futuro RS5 Avant empregará um arranjo híbrido plug-in, de acordo com um anúncio feito pelo ex-chefe de desenvolvimento da Audi Sport, Oliver Hoffmann, em 2019.

Na estreia global do RS6 GT, um porta-voz da empresa disse que deveríamos "ficar atentos" aos modelos Avant voltados para o desempenho. O gerente de marketing de produto da Audi, Kenneth Dose, garantiu aos entusiastas que as station wagons esportivas vieram para ficar: "Acho que o passado provou que havia um passado para as peruas, e quando olhamos para as peruas e vemos como carros bonitos como esses ainda podem ser desenvolvidos, achamos que definitivamente há um futuro."

A concorrência também não está abandonando as potentes peruas. A BMW finalmente tem um M3 Touring em seu crescente portfólio M e em breve trará de volta a M5 Touring. A fabricante alemã começará a vender a M5 Touring no final de 2024 com um V8 híbrido plug-in que, segundo rumores, produzirá mais de 700 cv. Em 2025, uma M3 CS Touring mais robusta chegará ao mercado.

Na Mercedes-Benz, a AMG C63 perdeu seu robusto V8 em favor de um intrincado motor híbrido plug-in baseado em um 2.0 de quatro cilindros, restrito ao mercado europeu.

2022 BMW M3 Touring

Embora o trio de luxo alemão tenha ficado obcecado com o lançamento de SUVs de todos os tamanhos, as empresas não estão desistindo das boas e velhas peruas. As mais excitantes serão todas eletrificadas para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas, embora a M3 Touring não tenha uma porta de carregamento em sua geração atual. No entanto, a BMW M confirmou que um sedã M3 elétrico está planejado na plataforma Neue Klasse, portanto, uma perua equivalente parece ser possível.

A década de 2020 provavelmente representará a última para as station wagons esportivas com motor a combustão antes que tudo se torne elétrico. Alguns dos carros podem sobreviver até o início da década de 2030, mas o tempo das peruas sem eletrificação está chegando ao fim.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários