A Audi vem fabricando peruas velozes há 30 anos, começando com a RS2 Avant de 1994, construída em conjunto com a Porsche. E isso não vai parar tão cedo. Quando perguntado pelos jornalistas se há um futuro para as station wagons esportivas, o gerente de projeto técnico do RS 6 GT, Nils Fischer, disse: "Eu diria definitivamente que sim, com certeza".
A edição especial RS6 Avant GT de tiragem limitada é descrita pela Audi como um "modelo que atinge seu máximo". No entanto, a empresa está se referindo estritamente à geração C8 que está saindo de linha. Uma continuação da super perua atual está chegando antes de 2026, quando a marca de luxo alemã lançará apenas veículos elétricos. Isso significa que ainda há tempo para uma geração final do RS6 com um motor de combustão.
O chefe de pesquisa da Audi & Development, Stephan Reil, já confirmou que o próximo RS6 manterá o motor a gasolina, mas com um motor elétrico incluído na mistura. Até mesmo o modelo anterior tem uma pequena dose de eletrificação com o V8 biturbo de 4,0 litros usando uma configuração híbrida-leve. Espera-se que seu sucessor empregue um sistema híbrido plug-in e, com sorte, construído em torno de um V8.
Quando o modelo da próxima geração chegar, ele terá outro nome. A Audi anunciou que os modelos A6 com motor a combustão farão a transição para a família A7, pois os carros com números pares serão os elétricos. Isso significa efetivamente que um RS7 Avant está chegando, por mais estranho que isso possa parecer. Isso permitirá que a Audi lance modelos A6 puramente elétricos, incluindo um RS6 como uma variante perua para o sedã RS6.
Protótipos de uma A6 Avant E-Tron já foram vistos em testes com a carroceria de produção completa. Essa perua elétrica será montada na arquitetura PPE que a Audi desenvolveu com a Porsche. O primeiro modelo a utilizar a plataforma é o novo Macan de segunda geração, que tem até 639 cv e 84,9 kgfm no modelo Turbo. Portanto, espere números saudáveis em um futuro RS6 Avant E-Tron.
O RS4 Avant menor, também viverá para ver outra geração com um nome diferente. O futuro RS5 Avant empregará um arranjo híbrido plug-in, de acordo com um anúncio feito pelo ex-chefe de desenvolvimento da Audi Sport, Oliver Hoffmann, em 2019.
Na estreia global do RS6 GT, um porta-voz da empresa disse que deveríamos "ficar atentos" aos modelos Avant voltados para o desempenho. O gerente de marketing de produto da Audi, Kenneth Dose, garantiu aos entusiastas que as station wagons esportivas vieram para ficar: "Acho que o passado provou que havia um passado para as peruas, e quando olhamos para as peruas e vemos como carros bonitos como esses ainda podem ser desenvolvidos, achamos que definitivamente há um futuro."
A concorrência também não está abandonando as potentes peruas. A BMW finalmente tem um M3 Touring em seu crescente portfólio M e em breve trará de volta a M5 Touring. A fabricante alemã começará a vender a M5 Touring no final de 2024 com um V8 híbrido plug-in que, segundo rumores, produzirá mais de 700 cv. Em 2025, uma M3 CS Touring mais robusta chegará ao mercado.
Na Mercedes-Benz, a AMG C63 perdeu seu robusto V8 em favor de um intrincado motor híbrido plug-in baseado em um 2.0 de quatro cilindros, restrito ao mercado europeu.
Embora o trio de luxo alemão tenha ficado obcecado com o lançamento de SUVs de todos os tamanhos, as empresas não estão desistindo das boas e velhas peruas. As mais excitantes serão todas eletrificadas para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas, embora a M3 Touring não tenha uma porta de carregamento em sua geração atual. No entanto, a BMW M confirmou que um sedã M3 elétrico está planejado na plataforma Neue Klasse, portanto, uma perua equivalente parece ser possível.
A década de 2020 provavelmente representará a última para as station wagons esportivas com motor a combustão antes que tudo se torne elétrico. Alguns dos carros podem sobreviver até o início da década de 2030, mas o tempo das peruas sem eletrificação está chegando ao fim.
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