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Jaguar Land Rover muda de estratégia: menos elétricos, mais híbridos plug-in

O CEO da fabricante anuncia um novo plano para os próximos anos, cancelando dois carros elétricos que estavam em desenvolvimento

Range Rover Velar restyling (2023)

O mercado de carros elétricos está crescendo em toda a Europa, mas em um ritmo mais lento do que o inicialmente esperado pelos fabricantes. Isso está tendo consequências importantes nas estratégias dos fabricantes que, após anúncios (talvez um pouco otimistas demais), estão começando a rever seus planos.

Esse é o caso da Jaguar Land Rover, com o CEO Adrian Mardell anunciando, durante uma teleconferência sobre os resultados trimestrais, que as duas marcas britânicas darão prioridade aos híbridos plug-in, ao mesmo tempo em que continuarão a avançar no desenvolvimento de novos elétricos.

Demanda muito fraca

Mardell atribuiu essa mudança de planos a um "enfraquecimento da demanda por carros elétricos", ao mesmo tempo em que falou sobre "uma recepção positiva dos clientes em relação aos modelos híbridos plug-in".

Range Rover Evoque R-Dynamic HSE 2023

É por isso que as duas marcas passarão por uma revisão da estratégia inicialmente anunciada em 2021. Em termos concretos, apenas quatro carros elétricos da marca Land Rover serão lançados até 2026, em vez de seis, enquanto as duas novidades movidas a bateria da marca Jaguar continuam confirmadas.

A Land Rover planeja lançar seu primeiro SUV elétrico até o final do ano, seguido logo depois pela variante a bateria do Range Rover Sport, ambos baseados na plataforma MLA. As outras duas inovações, mais compactas, serão construídas em uma nova arquitetura chamada EMA. Uma versão do Defender movida a bateria também deverá ser lançada até 2030.

Os novos horizontes da Jaguar

Quanto à Jaguar, um GT elétrico de quatro portas baseado em uma plataforma específica chamada JEA (Jaguar Electrified Architecture) está planejado para 2025.

Jaguar F-Type ZP Edition 2024

De acordo com o que Mardell disse à AutoExpress no início de 2023, três SUVs movidos a bateria também devem estar no futuro da marca. O primeiro deles seria um modelo de duas ou quatro portas com preço inicial de cerca de 100.000 euros (R$ 534.734) e versões com motor elétrico montado na traseira ou tração integral.

O modelo intermediário seria um SUV exclusivamente com tração elétrica dupla e uma lista de preços base de 145.000 euros (R$ 775.364), enquanto o topo da gama seria uma variante esportiva SVR de 230.000 euros (R$ 1.229.889) com especificações exclusivas para a China e os Estados Unidos.

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