No começo de janeiro, a Honda Motos da Argentina anunciou o início da produção por lá da Navi, moto de origem indiana e que é vendida em mercados importantes como o estadunidense. O importante é que, nos países onde ela é comercializada, costuma ser a opção mais barata do catálogo da montadora. Exatamente o que acontece nos EUA.
Agora, a Honda deu início às vendas da nova Navi para o mercado argentino. Por lá, a motocicleta está a anunciada por a partir de 1.680.000 pesos, o que seria o equivalente a R$ 9.361 em nossa moeda na conversão direta do valor. Para comparação, a Honda Pop 110i no Brasil, o modelo mais em conta da empresa por aqui, não sai por menos de R$ 9.570 o número não leva em consideração nem o frete. A Navi pode até ser menor que a Pop 110i, mas já traz câmbio automático do tipo CVT.
A produção da Honda Navi na Argentina será feita na linha de montagem de Campana que, atualmente, tem capacidade para produzir 112 mil motocicletas atualmente. A previsão da marca é que a scooter some cerca 3.000 unidades vendidas por lá até o final de 2024. No entanto, isso não quer dizer que ela tem chances para o Brasil.
O primeiro motivo é que a Honda Navi ainda usa carburador, então dificilmente está apta a atender às normas de emissões de poluentes restritivas que são empregadas no mercado brasileiro. Outro motivo é que a Honda no Brasil não tem nenhuma moto importada da Argentina sendo oferecida por aqui.
A Honda Navi é movida por um motor monocilíndrico com a tecnologia Honda Enhanced Smart Power (eSP, vista também na PCX nacional) de 109,2 cm³ de capacidade e resfriado a ar. Com o eSP, o atrito interno do motor é reduzido, o que também ajuda a aumentar a economia de combustível. Uma vez que a Navi foi originalmente projetada como uma moto urbana, você provavelmente não ficará muito surpreso ao saber que ela consegue fazer 46,9 km/l.
O layout é muito mais parecido com o que você encontraria em uma scooter, com o propulsor recuado e próximo da roda traseira. Reforçando esse tema, a Navi tem um câmbio automático CVT. Ao contrário da maioria das scooters, porém, seu design não tem um escudo frontal para proteger o piloto dos elementos. Econômica, com o assento a 784 mm do solo e peso total de apenas 107 kg, é incrivelmente acessível para motoristas novos de carta.
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