Vendas de sedãs em janeiro: BYD Seal é vice entre os médios
Ano começou com lideranças de Onix Plus e Corolla intocadas; Accord dominou entre os grandes
Faixas de mercado e preços superiores começam a mostrar preferência pelos veículos elétricos e eletrificados. Entre os sedãs, temos boas vendas do médio BYD Seal, um crescimento do Honda Civic híbrido, bons números do Accord híbrido e como Porsche Taycan e BYD Han estão saindo entre os grandes, considerando seus valores.
No geral, não temos grandes alterações nas lideranças, com o Chevrolet Onix Plus entre os compactos e o Toyota Corolla entre os médios. Apenas entre os grandes que o Accord tirou os modelos da Porsche do topo, como o Panamera que aguarda a chegada da versão amplamente reestilizada nos próximos lotes.
Sedãs compactos
E 2024 começou como terminou entre os compactos, com Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos nas duas primeiras posições. Só que o sedã argentino não teve uma vida tão confortável quanto em dezembro, com o Onix Plus abrindo uma boa distância - o que pode aumentar, já que a Argentina passa por uma crise de produção que afeta o Cronos e outros modelos. Destaque para o VW Virtus, que desbancou o HB20S na terceira posição.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
2º | Chevrolet Onix Plus | 3.559 | -44,2% |
1º | Fiat Cronos | 2.926 | -53,8% |
3º | Volkswagen Virtus | 2.372 | -34,6% |
4º | Hyundai HB20S | 1.702 | -43,9% |
5º | Toyota Yaris Sedan | 1.685 | -37,6% |
6º | Nissan Versa | 938 | -8,4% |
7º | Honda City | 927 | -0,4% |
8º | Renault Logan | 72 | -82,7% |
Sedãs médios
O Toyota Corolla segue dominando o segmento, mas conheceu um novo concorrente logo abaixo. O elétrico BYD Seal segue emplacando bem e foi entregue a mais clientes que o Nissan Sentra e BMW Série 3 somados. Janeiro é um mês mais fraco quando comparado a dezembro naturalmente, mas o Toyota foi o que mais perdeu entre os três primeiros. O Honda Civic, que vive de lotes importados da Tailândia, emplacou 151 unidades.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Toyota Corolla | 2.142 | -47,1% |
3º | BYD Seal | 612 | -28,6% |
2º | Nissan Sentra | 308 | -19,8% |
4º | BMW Série 3 | 269 | -41,3% |
5º | Volkswagen Jetta | 224 | -19,4% |
6º | Honda Civic | 151 | 694,7% |
8º | Chevrolet Cruze | 104 | -40,6% |
14º | Mercedes-Benz Classe C | 57 | -71,5% |
9º | Audi A3 Sedan | 56 | -25,3% |
7º | Mercedes-Benz CLA | 55 | -5,2% |
16º | Audi A5 | 17 | -57,5% |
13º | Caoa Chery Arrizo 6 | 16 | -15,8% |
10º | BMW Série 4 | 9 | -59,1% |
12º | BMW i4 | 6 | -33,3% |
11º | Hyundai Ioniq | 3 | 200,0% |
15º | JAC E-JS7 | 3 | 200,0% |
17º | BMW Série 2 | 1 | -95,0% |
Sedãs grandes
Entre os maiores e mais caros sedãs, o Honda Accord vive uma boa fase pela chegada da nova geração. São 39 unidades, o suficiente para tirar o Porsche Panamera da liderança, ao menos enquanto as unidades da reetilização não chegam. Aqui, os elétricos tem bom espaço, com o Porsche Taycan e BYD Han no jogo.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Honda Accord | 39 | -25,0% |
2º | Porsche Panamera | 25 | -55,4% |
3º | Porsche Taycan | 22 | -48,8% |
4º | BYD Han | 19 | 216,7% |
5º | Lexus ES | 15 | 36,4% |
6º | Audi A4 | 9 | -83,0% |
7º | Toyota Camry | 6 | 50,0% |
8º | BMW Série 5 | 2 | -77,8% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena