Vendas de sedãs em janeiro: BYD Seal é vice entre os médios
Ano começou com lideranças de Onix Plus e Corolla intocadas; Accord dominou entre os grandes
Faixas de mercado e preços superiores começam a mostrar preferência pelos veículos elétricos e eletrificados. Entre os sedãs, temos boas vendas do médio BYD Seal, um crescimento do Honda Civic híbrido, bons números do Accord híbrido e como Porsche Taycan e BYD Han estão saindo entre os grandes, considerando seus valores.
No geral, não temos grandes alterações nas lideranças, com o Chevrolet Onix Plus entre os compactos e o Toyota Corolla entre os médios. Apenas entre os grandes que o Accord tirou os modelos da Porsche do topo, como o Panamera que aguarda a chegada da versão amplamente reestilizada nos próximos lotes.
Sedãs compactos
E 2024 começou como terminou entre os compactos, com Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos nas duas primeiras posições. Só que o sedã argentino não teve uma vida tão confortável quanto em dezembro, com o Onix Plus abrindo uma boa distância - o que pode aumentar, já que a Argentina passa por uma crise de produção que afeta o Cronos e outros modelos. Destaque para o VW Virtus, que desbancou o HB20S na terceira posição.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
2º | Chevrolet Onix Plus | 3.559 | -44,2% |
1º | Fiat Cronos | 2.926 | -53,8% |
3º | Volkswagen Virtus | 2.372 | -34,6% |
4º | Hyundai HB20S | 1.702 | -43,9% |
5º | Toyota Yaris Sedan | 1.685 | -37,6% |
6º | Nissan Versa | 938 | -8,4% |
7º | Honda City | 927 | -0,4% |
8º | Renault Logan | 72 | -82,7% |
Sedãs médios
O Toyota Corolla segue dominando o segmento, mas conheceu um novo concorrente logo abaixo. O elétrico BYD Seal segue emplacando bem e foi entregue a mais clientes que o Nissan Sentra e BMW Série 3 somados. Janeiro é um mês mais fraco quando comparado a dezembro naturalmente, mas o Toyota foi o que mais perdeu entre os três primeiros. O Honda Civic, que vive de lotes importados da Tailândia, emplacou 151 unidades.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Toyota Corolla | 2.142 | -47,1% |
3º | BYD Seal | 612 | -28,6% |
2º | Nissan Sentra | 308 | -19,8% |
4º | BMW Série 3 | 269 | -41,3% |
5º | Volkswagen Jetta | 224 | -19,4% |
6º | Honda Civic | 151 | 694,7% |
8º | Chevrolet Cruze | 104 | -40,6% |
14º | Mercedes-Benz Classe C | 57 | -71,5% |
9º | Audi A3 Sedan | 56 | -25,3% |
7º | Mercedes-Benz CLA | 55 | -5,2% |
16º | Audi A5 | 17 | -57,5% |
13º | Caoa Chery Arrizo 6 | 16 | -15,8% |
10º | BMW Série 4 | 9 | -59,1% |
12º | BMW i4 | 6 | -33,3% |
11º | Hyundai Ioniq | 3 | 200,0% |
15º | JAC E-JS7 | 3 | 200,0% |
17º | BMW Série 2 | 1 | -95,0% |
Sedãs grandes
Entre os maiores e mais caros sedãs, o Honda Accord vive uma boa fase pela chegada da nova geração. São 39 unidades, o suficiente para tirar o Porsche Panamera da liderança, ao menos enquanto as unidades da reetilização não chegam. Aqui, os elétricos tem bom espaço, com o Porsche Taycan e BYD Han no jogo.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Honda Accord | 39 | -25,0% |
2º | Porsche Panamera | 25 | -55,4% |
3º | Porsche Taycan | 22 | -48,8% |
4º | BYD Han | 19 | 216,7% |
5º | Lexus ES | 15 | 36,4% |
6º | Audi A4 | 9 | -83,0% |
7º | Toyota Camry | 6 | 50,0% |
8º | BMW Série 5 | 2 | -77,8% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?