Vendas de picapes em janeiro: Chevrolet Silverado lidera entre as grandes
Entre as médias, Ford Ranger passa Chevrolet S10, mas Hilux lidera
O segmento de picapes entrou em 2024 com poucas novidades em relação a 2023. As lideranças em cada subcategoria seguem com Fiat Strada, Fiat Toro e Toyota Hilux, mas a Chevrolet Silverado chegou emplacando mais que as Ram 1500 e Classic juntas, o que pode ser efeito do começo das entregas da picape grande.
A Chevrolet Montana não conseguiu passar a Fiat Toro e ainda vê a ameaça da Ram Rampage. A marca norte-americana também vê uma situação complicada com a S10, que vendeu menos que a Ford Ranger entre as médias e espera urgentemente sua renovação para não perder tanto espaço com o passar dos meses de 2024.
Picapes compactas
Entre as menores que sobraram, a Fiat Strada segue dominando - foi inclusive o automóvel mais vendido do país em janeiro. A Saveiro vê de longe sua oponente e, apesar das duas terem caído na comparação com dezembro, a Strada perdeu menos compradores. Esse é um ranking que não deve mudar com o passar de 2024.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Fiat Strada | 8.019 | -24,1% |
2º | Volkswagen Saveiro | 3.631 | -31,3% |
Picapes intermediárias
Como a Strada, a Fiat Toro também não sente a ameaça no seu subsegmento. É seguida pela Chevrolet Montana, mas de longe apesar do alto investimento da Chevrolet em marketing durante o BBB. Pelo contrário, a Ram Rampage, bem mais cara, emplacou 107 unidades a menos no mês e pode incomodar para formar a dobradinha da Stellantis.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Fiat Toro | 3.219 | -31,6% |
2º | Chevrolet Montana | 1.792 | -27,8% |
3º | Ram Rampage | 1.685 | -32,3% |
4º | Renault Oroch | 1.064 | -21,7% |
5º | Ford Maverick | 132 | -14,8% |
Picapes médias
A Toyota Hilux segue bem, obrigado. Mas o que era esperado, aconteceu na linha abaixo. A Ford Ranger passou a Chevrolet S10 no primeiro mês de 2024 e, se não apresentarem logo a reestilização da picape de São José dos Campos (SP), será difícil reverter esse resultado até o fim de 2024. Em um segmento de alto valor, o fator novidade é muito levado em conta.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Toyota Hilux | 3.277 | -24,6% |
2º | Ford Ranger | 1.776 | -27,5% |
3º | Chevrolet S10 | 1.620 | -48,3% |
4º | Mitsubishi L200 Triton | 755 | -58,5% |
5º | Nissan Frontier | 742 | -27,5% |
6º | Volkswagen Amarok | 359 | -48,6% |
Picapes grandes
Na faixa das grandes (e muito caras), a novidades emplacou bem. As entregas das unidades da pré-venda deram um impulso para a Silverado, que já desbancou as Ram de longe. As 1500, Classic e 3500 viram a Silverado dominar, mas vale comentar o crescimento da Jeep Gladiator, em promoção no mês passado.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Chevrolet Silverado | 437 | 48,1% |
2º | Ram 1500 | 188 | 150,7% |
3º | Ram Classic | 156 | -23,2% |
4º | Ram 3500 | 134 | -12,4% |
5º | Jeep Gladiator | 121 | 9,0% |
6º | Ram 2500 | 110 | -38,5% |
7º | Ford F-150 | 17 | -61,4% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena