Vendas de picapes em janeiro: Chevrolet Silverado lidera entre as grandes
Entre as médias, Ford Ranger passa Chevrolet S10, mas Hilux lidera
O segmento de picapes entrou em 2024 com poucas novidades em relação a 2023. As lideranças em cada subcategoria seguem com Fiat Strada, Fiat Toro e Toyota Hilux, mas a Chevrolet Silverado chegou emplacando mais que as Ram 1500 e Classic juntas, o que pode ser efeito do começo das entregas da picape grande.
A Chevrolet Montana não conseguiu passar a Fiat Toro e ainda vê a ameaça da Ram Rampage. A marca norte-americana também vê uma situação complicada com a S10, que vendeu menos que a Ford Ranger entre as médias e espera urgentemente sua renovação para não perder tanto espaço com o passar dos meses de 2024.
Picapes compactas
Entre as menores que sobraram, a Fiat Strada segue dominando - foi inclusive o automóvel mais vendido do país em janeiro. A Saveiro vê de longe sua oponente e, apesar das duas terem caído na comparação com dezembro, a Strada perdeu menos compradores. Esse é um ranking que não deve mudar com o passar de 2024.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Fiat Strada | 8.019 | -24,1% |
2º | Volkswagen Saveiro | 3.631 | -31,3% |
Picapes intermediárias
Como a Strada, a Fiat Toro também não sente a ameaça no seu subsegmento. É seguida pela Chevrolet Montana, mas de longe apesar do alto investimento da Chevrolet em marketing durante o BBB. Pelo contrário, a Ram Rampage, bem mais cara, emplacou 107 unidades a menos no mês e pode incomodar para formar a dobradinha da Stellantis.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Fiat Toro | 3.219 | -31,6% |
2º | Chevrolet Montana | 1.792 | -27,8% |
3º | Ram Rampage | 1.685 | -32,3% |
4º | Renault Oroch | 1.064 | -21,7% |
5º | Ford Maverick | 132 | -14,8% |
Picapes médias
A Toyota Hilux segue bem, obrigado. Mas o que era esperado, aconteceu na linha abaixo. A Ford Ranger passou a Chevrolet S10 no primeiro mês de 2024 e, se não apresentarem logo a reestilização da picape de São José dos Campos (SP), será difícil reverter esse resultado até o fim de 2024. Em um segmento de alto valor, o fator novidade é muito levado em conta.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Toyota Hilux | 3.277 | -24,6% |
2º | Ford Ranger | 1.776 | -27,5% |
3º | Chevrolet S10 | 1.620 | -48,3% |
4º | Mitsubishi L200 Triton | 755 | -58,5% |
5º | Nissan Frontier | 742 | -27,5% |
6º | Volkswagen Amarok | 359 | -48,6% |
Picapes grandes
Na faixa das grandes (e muito caras), a novidades emplacou bem. As entregas das unidades da pré-venda deram um impulso para a Silverado, que já desbancou as Ram de longe. As 1500, Classic e 3500 viram a Silverado dominar, mas vale comentar o crescimento da Jeep Gladiator, em promoção no mês passado.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (JANEIRO/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR |
1º | Chevrolet Silverado | 437 | 48,1% |
2º | Ram 1500 | 188 | 150,7% |
3º | Ram Classic | 156 | -23,2% |
4º | Ram 3500 | 134 | -12,4% |
5º | Jeep Gladiator | 121 | 9,0% |
6º | Ram 2500 | 110 | -38,5% |
7º | Ford F-150 | 17 | -61,4% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?