É raro ver um carro valorizar na revenda, algo que acontece em situações muito específicas, como quando tivemos a escassez de semicondutores. E é ainda mais difícil de ver com uma fabricante nova no mercado brasileiro, que é um período quando muitos clientes ainda estão receosos pela falta de reputação da marca. Então é bem curioso ver que o GWM Haval H6 apresentou uma valorização de 3,4% em dezembro de 2023 sobre o valor do 0 km adquirido em abril do mesmo ano, segundo os dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
A FIPE comparou a desvalorização dos SUVs médios na categoria, no intervalo de oito meses, olhando para o preço do 0 km em abril e o do carro seminovo em dezembro de 2023. O GWM Haval H6 foi o único a mostrar uma valorização, embora que apenas de 3,4%. O utilitário custava R$ 209.000 em abril, na versão H6 Premium HEV, e era encontrado nas revendas por R$ 216.185.
Nesta faixa de preço abaixo dos R$ 250 mil, o que menos desvalorizou foi o Volkswagen Taos Comfortline, que perdeu 11,9% dos R$ 180.394, sendo revendido por R$ 158.870. Logo depois veio o Toyota Corolla Cross XRX 1.8 híbrido, desvalorizando 12,3%. No outro lado está o Caoa Chery Tiggo 8 TXS, que perdeu 16,9% do valor no período, agora sendo revendido por R$ 167.551.
O mesmo não aconteceu com o Haval H6 PHEV, na faixa entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, que acabou perdendo valor como usado, embora tenha recuado somente 5,3%, caindo dos R$ 269.000 do 0km para R$ 254.829 como seminovo. Outra novata no mercado, a BYD teve um bom resultado com o híbrido plug-in Song Plus, seu carro mais vendido em 2023, que desvalorizou 13% e pode ser encontrado por R$ 234.997 – o 0 km custava R$ 269.900. A situação do Song Plus é curiosa, pois o carro está mais barato agora, custando R$ 229.800. Novamente, o Tiggo 8 foi o que mais perdeu valor, desta vez na versão Pro 1.5 PHEV, que custava R$ 280.507 em abril e caiu para R$ 223.685 como usado, uma desvalorização de 20,3%.
Quando olhamos para os carros no segmento premium, a desvalorização é vem menor. Por exemplo, o BMW X3 xDrive 30e perdeu só 6,5% do valor, indo de R$ 412.856 novo para R$ 386.069 como usado. Já o Volvo XC60 T8 Plus passou de R$ 401.971 para R$ 365.539, uma diferença de 9,1%. Mas a GWM comemora novamente, pois o H6 GT desvalorizou somente 1,7%, sendo revendido por R$ 295.444, em comparação aos R$ 299.000 do 0 km.
Um levantamento anterior feito pela Kelley Blue Book (KBB) indicou um resultado parecido para o Haval H6, porém diferentes. O H6 HEV havia valorizado 4,1% no estudo, enquanto o H6 GT teria ganhado 2,5% do valor (ao invés de desavalorizar como mostrou a FIPE). No caso da versão PHEV, o SUV desvalorizou 3,5%.
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