O crescimento das vendas de carros elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) na China atingiu outro recorde mensal em dezembro (o quinto consecutivo), elevando o resultado anual a um nível espetacular. De acordo com os dados da EV Volumes, compartilhados pelo pesquisador José Pontes, 980.737 novos carros de passeio eletrificados foram registrados na China em dezembro, 46% a mais do que há um ano.
Os registros de carros totalmente elétricos totalizaram cerca de 618.000 (aumento de 31% em relação ao ano anterior). Isso também é um recorde. Os híbridos plug-in estão se tornando cada vez mais populares na China. Em dezembro, foi registrado um recorde de 362.000 unidades (um aumento de cerca de 80% em relação ao ano anterior). Uma das razões por trás da popularidade do PHEV é que os novos modelos são equipados com baterias maiores (cerca de 40 kWh).
Em 2023, mais de 8 milhões de novos carros elétricos e híbridos plug-in foram registrados na China (aumento de aproximadamente 46% em relação ao ano anterior), cerca de 37% do volume total (em comparação com 30% em 2022, 15% em 2021 e 6,3% em 2020). Para comparação, o mercado brasileiro emplacou somente 2.179.356 unidades somando todos os tipos de propulsão para carros de passeio e comerciais leves. Ou seja, na China já se vende praticamente 4 vezes mais elétricos e híbridos plug-in do que o Brasil vende no total.
Esse é um volume enorme - maior do que todos os registros de carros BEV e PHEV no resto do mundo juntos - e uma participação de mercado muito alta. Somente os carros totalmente elétricos representaram cerca de 25% do mercado (em comparação com 22% em 2022, 12% em 2021 e 5,1% em 2020). Os híbridos plug-in aumentaram sua participação no mercado em uma ordem de grandeza em três anos, de 1,2% em 2020 para 3% em 2021, 8% em 2022 e 12% em 2023.
* estimado com base na participação de mercado
Para referência, em 2022, mais de 5,92 milhões de novos carros BEV e PHEV de passageiros foram registrados na China (30% do volume total). Espera-se mais crescimento em 2024, embora provavelmente não em um ritmo tão rápido. Acreditamos que a nova meta será de 10.000.000 de vendas em 2024.
Em dezembro, o carro elétrico ou híbrido plug-in mais vendido (e o carro mais vendido em geral) foi a família BYD Song, com 72.182 novos registros. O Tesla Model Y, com mais de 60.000 unidades, ficou em segundo lugar, seguido por vários outros modelos da BYD.
Em 2023, a família BYD Song Plus tornou-se a opção mais vendida, com 627.731 registros. O Tesla Model Y teve 456.394 registros, o que representa o melhor resultado entre os carros totalmente elétricos e o segundo no segmento geral de carros eletrificados (BEVs+PHEVs).
A família BYD Qin Plus ficou em terceiro lugar geral, seguida por três BYDs totalmente elétricos: Yuan Plus (338.490), Dolphin (334.800) e Seagull (253.664). O Tesla Model 3 ficou em 12º lugar, com 146.910 unidades, mas, além dele e do Model Y, nenhum outro veículo elétrico estrangeiro conseguiu entrar no top 20 da China em 2023.
* As versões BEV e PHEV dos mesmos modelos foram contadas juntas na fonte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela