Desde 1991, o BMW Série 5 tem a sua perua e, tradicionalmente, apresentada cerca de 6 meses após o sedã. Isso acontece com a nova geração, sob o código G60, que conhece o Série 5 Touring (G61), além de uma versão elétrica, o BMW i5 Touring. Adianto que não temos grandes surpresas, já que é um carro idêntico ao sedã até a coluna B, em uma plataforma modular com motores gasolina, diesel, híbridos plug-in e elétricos, todos produzidos em Dingolfing.
Assim como o sedã, a Touring também é grande. Em comparação com sua antecessor, a Série 5 Touring cresceu 97 milímetros em comprimento, chegando a 5.060 milímetros, 32 milímetros em largura, chegando a 1.900 milímetros, e 17 milímetros em altura, chegando a 1.515 milímetros. Com um aumento de 20 milímetros, para 2.995 milímetros, o novo Série 5 Touring tem a maior distância entre eixos do segmento, de acordo com a BMW. No passado, esse seria um Série 7 Touring pelo tamanho.
A nova BMW Série 5 Touring oferece mais espaço e um aumento notável no espaço para as pernas, ombros e cotovelos, especialmente na parte traseira, bem como conforto acústico otimizado. A abertura mais ampla do porta-malas, combinada com a soleira de carga baixa, facilita o armazenamento de bagagens maiores e mais pesadas.
Independentemente da tecnologia aplicada, todas as versões da nova BMW Série 5 Touring têm um volume de porta-malas que pode ser expandido de 570 para até 1.700 litros. Além da abertura automática da tampa traseira, o destravamento elétrico do encosto do banco traseiro bipartido 40:20:40 a partir do porta-malas também é de série. Os compartimentos de armazenamento sob o piso do porta-malas oferecem espaço para a rede divisória do compartimento de bagagem, a cobertura do porta-malas e o cabo de carregamento para os modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in.
Na BMW i5 M60 xDrive Touring, duas unidades de tração nos eixos dianteiro e traseiro formam um sistema elétrico de tração integral com até 442 kW (601 cv). O torque do sistema é de até 83,6 kgfm quando a função M Launch Control ou M Sport Boost é ativada. O modelo topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 230 km/h.
O motor elétrico do BMW i5 eDrive40 Touring, que está localizado no eixo traseiro, gera uma potência máxima de 250 kW/340 cv e um torque máximo de até 43,8 kgfm com a função Sport Boost ou Launch Control. O BMW i5 eDrive40 Touring acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.
Em ambas as versões, a bateria de alta tensão localizada na parte inferior da carroceria fornece energia utilizável de 81,2 kWh. A autonomia determinada pelo WLTP é de 445 a 506 quilômetros para o BMW i5 M60 xDrive Touring e de 483 a 560 quilômetros para o BMW i5 eDrive40 Touring. A corrente contínua pode ser carregada com uma potência de até 205 kW.
Todos os motores a diesel disponíveis para o novo BMW Série 5 Touring são combinados com a tecnologia híbrida-leve de 48 volts e uma transmissão automática de 8 velocidades. O motor de quatro cilindros dos 520d Touring e 520d xDrive Touring gera uma potência máxima de 197 cv e um torque máximo de 40,8 kgfm. O portfólio de motores será complementado por um motor diesel de seis cilindros em linha em um segundo momento. Duas variantes com um híbrido plug-in, incluindo a 530e, virão ao mesmo tempo.
O BMW Curved Display ocupa o centro do painel no design do cockpit. Seu Information Display de 12,3 polegadas e o Control Display com uma diagonal de tela de 14,9 polegadas formam uma rede de displays totalmente digital. Os novos bancos esportivos de série, o volante achatado na parte inferior e a BMW Interaction Bar opcional também contribuem para o ambiente interno.
A nova BMW Série 5 Touring apresenta um interior totalmente vegano como padrão. As superfícies dos assentos na versão Veganza também estão disponíveis com perfuração decorativa como opcional. O estofamento em couro BMW Individual Merino também está disponível em diversas variantes bicolores. Outros destaques opcionais incluem um teto de vidro panorâmico fixo e o Sistema de Som Surround Bowers & Wilkins com até 18 alto-falantes.
Uma suspensão esportiva M, um sistema de freios esportivos M e o Adaptive Chassis Professional (padrão no BMW i5 M60 xDrive Touring) com amortecedores controlados eletronicamente, Integral Active Steering e novo gerenciamento de dinâmica lateral estão disponíveis como opcionais. O Adaptive M Chassis Professional com estabilização ativa de rolagem e Active Roll Comfort também está disponível para o modelo topo de linha.
O novo BMW Série 5 Touring vem de série com o Parking Assistant, incluindo monitoramento de colisão, assistente de reboque, câmera de ré e assistente de ré. Com o opcional Parking Assistant Professional, o estacionamento automatizado e as manobras de até 200 metros de comprimento também podem ser controlados de fora do veículo usando um smartphone. A direção semiautomatizada (também na autoestrada) é parcialmente padrão e parcialmente disponível por um custo extra.
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