A Ferrari divulgou seus números de 2023. A casa italiana está feliz, com recordes de entregas e de lucros, muito pela sua renovada e, principalmente, pelo seu quase-SUV Purosangue. Em valor, as vendas subiram para 5,970 bilhões de euros, um crescimento de 17,2% comparado a 2022 e 13.663 unidades entregues no mundo, ou 442 unidades a mais que em 2022.

O lucro operacional da Ferrari foi de 1,617 bilhão de euros, enquanto o líquido ultrapassou os 1 bilhão de euros, chegando a 1,257 bilhão de euros, um crescimento de 34% no ano. Diversos fatores colaboraram para isso, como novos modelos e estratégias em mercados importantes, mesmo com uma queda na China.

Ferrari Purosangue (avaliação)

"2023 foi um ano de muito sucesso, durante o qual fortalecemos nossa marca por meio de uma série de marcos refletidos em nossos resultados financeiros sem precedentes. Pela primeira vez, nosso lucro líquido, com aumento de 34%, ultrapassou 1 bilhão de euros e a margem anual subiu para 38,2%", disse o CEO Benedetto Vigna.

"Agora temos um ano muito importante pela frente para a execução de nosso plano de negócios, que continua ao longo de um caminho cuidadosamente traçado. Os resultados recordes de 2023, as ambições que temos para 2024 e a visibilidade excepcional de nossa carteira de pedidos nos permitem olhar com confiança reforçada para o topo das metas de 2026."

Lucratividade salta para 27,1%

A lucratividade do negócio industrial principal da Ferrari aumentou em 300 pontos-base para o valor monstruoso de 27,1% em 2023. Entre as várias tabelas que resumem o desempenho econômico da Cavallino, apenas dois sinais negativos aparecem em termos de mudanças percentuais. Um diz respeito às vendas de motores (-18%) em 127 milhões de euros, um resultado essencialmente devido à diminuição das entregas para a Maserati, cujo contrato expirou no final de 2023.

O outro sinal negativos diz respeito às vendas na China continental, Hong Kong e Taiwan, com queda de 4%, para 1.490 unidades, principalmente devido a uma queda acentuada no último trimestre do ano: 118 carros a menos (-25%).

Ferrari 812 Competizione, la prova

Ferrari 812 Competizione

Cavallino na América

Nas outras regiões, as entregas, ao contrário, aumentaram. A região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) registrou um aumento de 1,8%, as Américas 10,6% e o resto da APAC ficou essencialmente inalterado.

Durante o ano, diz uma nota, o aumento nas entregas foi impulsionado pelo Purosangue, que acelerou no segundo semestre do ano, e pelo aumento nas entregas das famílias 296 e SF90. No quarto trimestre, começaram as primeiras entregas da Roma Spider. Durante o ano, as entregas da família F8 foram concluídas e o Portofino M se aproximou do fim de seu ciclo de vida. As entregas de séries especiais também aumentaram, lideradas pela família 812 Competizione. As alocações do Daytona SP3 continuaram de acordo com o planejado.

Estimativas para 2024

O portfólio de produtos de 2023 incluiu onze modelos de motores de combustão interna e quatro modelos de motores híbridos, que representaram 56% e 44% do total de entregas, respectivamente. A orientação para 2024, ou seja, a previsão para o ano atual que leva em conta os fatores positivos e negativos estimados nas contas, indica uma receita líquida de mais de 6,4 bilhões e uma margem Ebit de mais de 27%.

A teleconferência

"A carteira de pedidos cobre 2025 e nos dá confiança para olhar para o futuro, mas devemos sempre manter os pés no chão, continuando a crescer na linha superior do plano e consolidando as margens percentuais que esperamos expandir ainda mais até o final do nosso plano industrial", explicou Vigna na teleconferência com analistas, anunciando que o bônus de competitividade para cada funcionário pode chegar a cerca de 13.500 euros este ano.

Benedetto Vigna

Benedetto Vigna

Vigna se concentrou no crescimento esperado da receita na área de estilo de vida e no progresso feito na frente de neutralidade de carbono. Falando sobre a atividade de personalização, o CEO de Maranello explicou a filosofia de "Ferraris diferentes para momentos diferentes, Ferraris diferentes para Ferraristi diferentes".

Vigna também acrescentou: "Inauguraremos o e-building em junho, exatamente dois anos após o último Capital Markets Day. Enriqueceremos ainda mais a oferta de produtos esportivos com o lançamento de três novos modelos".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com