Apresentado há quatro anos, o Toyota Corolla Cross está prestes a receber a reestilização de meia-vida no mercado asiático. E isto importa ao Brasil, pois o modelo produzido em Sorocaba (SP) segue o mesmo estilo de design, enquanto alguns mercados como EUA e Japão contam com outro visual para o SUV médio.
Isto deve mudar em breve, pois a fabricante irá revelar o facelift do Corolla Cross no dia 8 de fevereiro na Tailândia e os teasers apontam que terá um visual mais próximo da versão japonesa. A divisão da Toyota na Tailândia divulgou os primeiros teasers do Corolla Cross renovado, junto com um pequeno vídeo. Obviamente, nenhum deles mostra muito do carro para não estragar a surpresa. Podemos ver os novos faróis em LED, alterando o desenho interno. Agora usará uma linha para iluminação diurna dividindo o conjunto em dois, com a luz principal embaixo e quatro linhas menores na parte superior, que também farão o papel de seta.
O teaser do Corolla Cross reestilizado na Tailândia...
... e a versão renovada no Japão
Esta é a única parte que a Toyota nos deixa ver, mas há uma segunda imagem mostrando o Corolla Cross de frente. Clareando a imagem, é possível notar que a frente será alterada consideravelmente, com a ausência da grade atual que vai até o capô. No seu lugar está uma pequena passagem de ar horizontal e o logo da empresa mais abaixo. Aparenta muito ser o estilo usado pelo SUV em outros mercados, com uma grade um pouco menor no para-choque e uma entrada de ar pequena entre os faróis.
Isto é tudo o que a fabricante mostra do novo Toyota Corolla Cross até o momento. Porém, há detalhes o suficiente sobre o carro em outros mercados para mostrar o que vem por aí. O SUV já foi renovado no Japão e está com os mesmos faróis do teaser, outro indicativo de que o design será unificado. Além disso, o utilitário ganhou alguns equipamentos como painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas – este item estreou no sedã Corolla nacional durante a linha 2024. No mercado tailandês, mais próximo do nosso, espera-se que o carro receba freio de estacionamento eletrônico, alerta de saída de faixa e ainda esconda o enorme abafador do escapamento, que foi apelidado de “marmita” pelo público.
O que aconteceu no Japão e que ainda é dúvida no Brasil é se o Corolla Cross renovado adotará a evolução do sistema híbrido. Em outros países, pasou a entregar uma potência combinada de 140 cv, ante os 122 cv da versão anterior, além de contar com uma bateria atualizada, melhorando o rendimento do carro. Esta nova geração do motor híbrido também equipa o Corolla Sedan em outros mercados, mas não veio para o carro feito em Indaiatuba (SP).
Considerando que o Toyota Corolla Cross chegou ao Brasil um ano depois da estreia na Ásia, a renovação do SUV só deve ser aplicada ao modelo brasileiro em 2025, como parte da linha 2026. A empresa ainda não anunciou um investimento e o aporte atual está sendo utilizado para a introdução do inédito Yaris Cross, que começará a ser produzido aqui no final deste ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
SUVs em junho: Toyota Corolla Cross lidera pelo 2º mês seguido