A Volkswagen vai investir mais R$ 9 bilhões em suas operações no Brasil até 2028. O anúncio foi feita nesta quinta-feira (1º) por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, que confirmou ainda o lançamento de 16 novos veículos até 2028, além de uma nova plataforma compacta derivada da MQB para híbridos compactos e um novo motor.
Este investimento adicional de R$ 9 bilhões se soma ao aporte atual de R$ 7 bilhões, totalizando R$ 16 bilhões, o maior investimento de uma montadora no Brasil no período pós-pandemia. Além dos modelos bicombustíveis, a marca confirma modelos híbridos e elétricos.
Ciro Possobom - CEO Volkswagen do Brasil
Durante o anúncio, Possobom destacou que o investimento será aplicado nas 4 fábricas da Volkswagen no país. O novo aporte contempla o desenvolvimento e a produção de 4 veículos inéditos, sendo que um deles é inédita picape Tarok (conforme Motor1.com havia confirmado no ano passado) e um novo motor mais eficiente para veículos híbridos.
Fábrica da Volkswagen Brasil - Anchieta - VW Nivus
Na fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo serão produzidos 2 veículos inéditos, em São José dos Pinhais (PR) será produzida a inédita picape, a unidade de Taubaté (SP) fabricará um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil - aquele "antecipado" pela Prefeitura de Taubaté como "novo Gol" e mostrado pela própria Volkswagen aos concessionários como "Yeh Concept".
Para suportar os novos modelos híbridos, a Volkswagen também lançará um novo motor no país. Com produção confirmada para a fábrica de São Carlos (SP), o novo propulsor possivelmente será o 1.5 TSI EVO2 híbrido-flex, substituindo o 1.4 TSI atual e tornando-se o primeiro propulsor eletrificado da marca a ser feito no Brasil. A informação havia sido antecipada pelo Sindicato local, justificando que o "motor EA211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.”
Também foi confirmada a chegada de uma nova plataforma no Brasil, chamado por enquanto de "projeto MQB Hybrid". Sem revelar detalhes técnicos, a marca destaca que a nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.
Nova plataforma é chamada de Projeto MQB Hybrid
Além de ser a base dos futuros veículos híbridos, a nova plataforma comportará uma nova arquitetura eletrônica que permitirá a inclusão de sistemas de conectividade mais avançados além das mais recentes tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System), com recursos de segurança ativa e passiva.
Futuros modelos elétricos da Volkswagen, ainda nem revelados mundialmente, também serão lançados no Brasil até 2028. O executivo não revelou quantos dos lançamentos serão os puramente elétricos. Atualmente, a marca oferece os elétricos ID.4 e ID.Buzz (Kombi elétrica) pelo programa VW Sign & Drive. No ano passado, Motor1.com Brasil conversou com Thomas Schäfer, CEO Global da Volkswagen, que confirmou que o futuro ID.GTI deverá ser vendido no Brasil quando chegar em versão final. O executivo também falou da possibilidade de produção de um veículo elétrico no Brasil.
Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night
"A Volkswagen reafirma sua confiança no Brasil e mais que dobra seus investimentos para R$ 16 bilhões. Vamos lançar 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil. Assim, reforçamos o nosso compromisso com o País, com nossos clientes, concessionários, fornecedores e colaboradores”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados