"RB17" soa como o nome de um carro de Fórmula 1 da Red Bull Racing. No entanto, o "RB16" usado em 2020 foi substituído pelo "RB16B" e pelo RB18 nas temporadas seguintes. Em 2024, finalmente veremos um "RB17", mas não será um carro de F1. Em vez disso, a Red Bull usará a designação alfanumérica para um hipercarro.
Inicialmente anunciado em 2022, o RB17 será o trabalho da Red Bull Advanced Technologies, o braço de engenharia do Red Bull Racing Group. O rival do Mercedes-AMG One e do Aston Martin Valkyrie foi criado por ninguém menos que o engenheiro e designer de F1 Adrian Newey. No último episódio do podcast da empresa, o diretor técnico global falou longamente sobre o tão aguardado hipercarro.
Inicialmente anunciado com um motor V8 biturbo, o novo hipercarro agora contará com um V10 naturalmente aspirado que atingirá a gritante rotação de 15.000 rpm. O motor de combustão sozinho produzirá incríveis 1.014 cv (1.000 hp), complementados por um motor elétrico que fornecerá mais 203 cv (200 hp). E como se isso não fosse impressionante o suficiente, Newey compartilhou que a equipe de engenharia tem como meta um peso médio de menos de 900 kg. Para colocar esse número em perspectiva, o Mazda MX-5 Miata da geração ND mais leve era uma edição especial exclusiva do Japão que pesava 990 kg.
Considerado um dos carros mais aerodinâmicos já fabricados, o Red Bull RB17 está preparado para atingir tempos de volta comparáveis aos de um carro de F1, de acordo com Newey. Ele será capaz de gerar um pico de downforce intencionalmente limitado de 1.700 kg a 241 km/h. Notavelmente, a 193 km/h, o valor do downforce será equivalente ao peso do carro.
Esse hipercarro de dois lugares está recebendo uma cabine mais espaçosa do que o Aston Martin Valkyrie, especialmente em termos de espaço para as pernas de pessoas mais altas. Outros detalhes compartilhados durante o podcast revelam recursos como suspensão ativa e pneus Michelin sob medida. A produção será limitada a 50 exemplares, mas, tecnicamente, apenas 49 unidades estarão disponíveis, já que Newey tem direito a uma.
Com o design e as especificações técnicas finalizadas, a Red Bull planeja realizar testes de vários componentes em 2024. Um modelo em escala real será apresentado em meados do ano, mas os testes em pista não estão programados para começar até o final de 2025. A produção final para clientes está prevista para 2026. As 49 pessoas que tiverem a sorte de reivindicar um também receberão treinamento que incluirá o uso do simulador de F1 da Red Bull.
Preço? 5 milhões de libras, ou cerca de R$ 31,2 milhões, de acordo com as taxas de câmbio atuais, sem contar os impostos. O RB17 é apresentado como um "carro de pista", mas entramos em contato com a Red Bull para saber se ele será legalizado nas ruas.
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