Das grandes equipes atuais da Fórmula 1, apenas a Red Bull não tem um hipercarro próprio, visto que não é uma fabricante automotiva. Isto mudará em breve, com uma criação da Red Bull Advanced Technologies, divisão da produtora de energéticos que está desenvolvendo um esportivo para enfrentar Aston Martin Valkyrie e Mercedes-AMG One. Será o RB17, desenhado por Adrian Newey (famoso por seu trabalho na F1) e que ganha seu 1º teaser e informações.

Por enquanto, temos somente um esboço do carro, mostrando somente a silhueta do esportivo. Para compensar, a Red Bull revela algumas informações bem interessantes. O RB17 terá um motor V8 biturbo híbrido, entregando mais de 1.100 cv de potência. Como comparação, o Mercedes-AMG One tem um V6 de 1.063 cv, enquanto o Aston Martin Valkyrie utiliza um V12 de 1.176 cv. A construção será feita com um composto de carbono, usando uma carroceria que tem "o pacote aerodinâmico mais avançado disponível em um carro de produção em série."

Aston Martin Valkyrie em Silverstone

O plano da Red Bull é fazer somente 50 unidades, montando 15 veículos por ano a partir de 2025. A revista britânica Autocar apurou que muitas das unidades já foram reservadas nos bastidores. Mesmo que ainda não tenha sido mostrado, o RB17 já tem preço e custará nada menos que 5 milhões de libras, antes dos impostos locais. Na cotação atual, isto dá R$ 31,96 milhões, um valor altíssimo para um carro que nem poderá rodar nas ruas.

Sim, não poderá andar nas ruas em sua versão normal. Porém, a RBAT está desenvolvendo o carro para que possa receber uma conversão que permita ser emplacado normalmente - mas, como isso será feito, ainda é um mistério. O nome RB17 segue o padrão da Red Bull Racing para seus carros de corrida, ficando entre o RB16 da temporada 2020, o RB16B de 2021 e o RB18 usado este ano na Fórmula 1.

Adrian Newey revelou à Autocar que os trabalhos para o RB17 começaram no final de 2020 e que a meta é que o esportivo pese somente 900 kg sem o piloto. Será um pouco maior do que o Valkyrie da Aston Martin, com um entre-eixos mais longo e pneus mais largos. O designer ainda disse que o hipercarro eletrificado terá um teto fixo, saias laterais flexíveis e uma suspensão ativa. Naturalmente, muitas das tecnologias da Fórmula 1 serão utilizadas, incluindo um sistema de regeneração de energia para praticamente eliminar o lag do turbo.

As 50 pessoas que reservarem o RB17 terão acesso ao desenvolvimento do superesportivo, além de poder guiar o carro em simuladores. Quando esta máquina estiver pronta, os clientes ainda participarão de sessões de treino, para que aprendam a domar esta fera nas pistas - obviamente, isto está incluso no preço final.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com