Argentina: espera por impostos e erro fazem mercado cair em janeiro
Apesar de melhor que dezembro, comparação com 2023 foi marcada por "tiro no pé"
Ainda em um cenário instável, a Argentina emplacou 33.727 unidades em janeiro. O primeiro mês do ano foi 81,6% melhor que o desastroso dezembro de 2023, porém 33% pior que o mesmo período do ano passado por um "tiro no pé", como disse a Associação de Fabricantes de Automotores do país.
As primeiras três semanas de vendas de 2024 foram praticamente perdidas, pois a associação anunciou que o governo faria mudanças importantes nos impostos internos, o que levou os consumidores a, simplesmente, não comprarem veículos de passeios - os comerciais leves já não pagam impostos no país. Junte isso a inflação e recessão do mercado argentino e há o resultado que vemos aqui. O governo fez apenas uma atualização na tabela de escalas de impostos, que protegeu produtos mais baratos e nacionais.
Sobre as vendas em janeiro, o Fiat Cronos foi o mais vendido com 4.750 unidades, seguido pelo Peugeot 208 (3.473), Chevrolet Tracker (1.362) e VW Taos (1.333). O destaque são as picapes, com VW Amarok (2.179), Toyota Hilux (2.077) e Ford Ranger (2.032) no pódio, vendendo mais que muitos modelos de passeio. Em marcas, Fiat (5.199), Volkswagen (4.615) e Toyota (4.425) são as mais vendidas. Veja tabela com os 10 mais vendidos, onde apenas os sete primeiros emplacaram acima de 1.000 unidades no primeiro mês de 2024.
Tabela: Vendas na Argentina em janeiro/2024
MODELO | EMPLACAMENTOS |
Fiat Cronos | 4.750 |
Peugeot 208 | 3.473 |
Volkswagen Amarok | 2.179 |
Toyota Hilux | 2.077 |
Ford Ranger | 2.032 |
Chevrolet Tracker | 1.362 |
Volkswagen Taos | 1.333 |
Toyota Yaris | 827 |
Jeep Renegade | 785 |
Renault Stepway | 670 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?