O lançamento de um carro novo da Bugatti, e não uma versão especial, é algo raro. Sem contar os derivados, a empresa sediada em Molsheim lançou apenas dois modelos na era do Grupo Volkswagen. O Veyron, lançado em 2005, e o Chiron, em 2016. Em 2024, finalmente teremos um carro novo. Bem, o 1% da população com dinheiro o suficiente na conta terá esse esportivo.
Com rumores interessantes circulando nos fóruns sobre o tipo de motor que o novo carro terá, tivemos que perguntar à Bugatti o que é o quê. Como era de se esperar, a empresa se negou a comentar sobre as especulações. No entanto, a chefe de comunicações Nicole Auger nos disse que saberemos os detalhes em meados do ano.
A única informação que foi confirmada até o momento é que ele ainda terá um motor de combustão interna, mas não o W16. O monstro quadriturbo de 8,0 litros está sendo aposentado, já que o roadster Mistral e o Bolide, exclusivo para pistas, são os modelos finais a empregar este motor. O que virá depois dele?
Há relatos conflitantes, pois alguns afirmam que será um 8.3 V16 naturalmente aspirado desenvolvido pela Cosworth, enquanto outros especulam que será um motor menor, como o V12 do Lamborghini Revuelto ou o V8 do Grupo VW. Há também a possibilidade de ser um motor completamente novo. Seja qual for o caso, foi confirmado por funcionários da empresa que o próximo Bugatti será um híbrido.
Anteriormente, o CEO da Bugatti-Rimac, Mate Rimac, disse que ficaremos "surpresos" com o sucessor do Chiron. Ele mencionou ainda que o novo modelo receberá recursos nunca antes vistos e uma motorização "altamente eletrificada" baseado em "um motor de combustão muito atraente". O ex-diretor de design da Bugatti, Achim Anscheidt, disse no ano passado que o carro será "ainda mais incrível" do que o Mistral:
"Ele será incrível, proporcionalmente, tecnologicamente, em termos de inovação, em termos de imprevisibilidade. Ele vai surpreender completamente as pessoas, e é uma verdadeira alegria trabalhar nele".
A Bugatti vem trabalhando no design do carro desde 2021. Vale a pena notar que o próximo hipercarro híbrido foi o último veículo escrito por Achim Anscheidt, que se aposentou em 2023 após quase duas décadas no comando do design da Bugatti. Frank Heyl está agora encarregado de desenhar veículos futuros.
Enquanto o Chiron era um Veyron altamente revisado, diz-se que o novo Bugatti será montado em um novo chassi. Há rumores de que o carro pode acabar sendo ainda mais exclusivo do que seus antecessores, que tiveram uma produção de 500 unidades para o Chiron e apenas 450 unidades para o Veyron. Conforme compartilhado por Mate Rimac no Instagram, o novo modelo foi mostrado a portas fechadas em novembro de 2023.
A prévia ocorreu durante uma reunião com parceiros da empresa realizada no escritório da empresa em Berlim (Alemanha). Curiosamente, havia dois carros escondidos sob as cobertas. Embora a estreia mundial esteja a apenas alguns meses de distância, as entregas aos clientes não começarão antes de 2026. A marca francesa está ocupada com a finalização da produção do Mistral e do Bolide, que são limitados a 99 e 40 unidades, respectivamente. Nesse meio tempo, ela entregou recentemente o último Chiron "padrão".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Quer um Bugatti barato? É só comprar um patinete elétrico
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Faróis do Bugatti Chiron custam o mesmo que um Porsche 911