Mesmo com um adeus, feito com uma série de despedida especial, o Volkswagen Gol pode retornar às lojas, embora de outra forma. Os rumores sobre a volta deste nome ganham força com a ajuda da Prefeitura de Taubaté (SP), onde a VW tem uma fábrica, que postou em suas redes sociais que a fabricante irá investir R$ 1 bilhão para produzir o novo Gol e partir de 2025.
É uma situação bem curiosa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região revelou em novembro que havia fechado um acordo coletivo com a Volkswagen até 2028, dentro do próximo ciclo de investimentos da marca de, supostamente, R$ 7 bilhões. Na ocasião, o sindicato afirmou que o aporte será utilizado para um novo SUV compacto feito no complexo no interior paulista a partir de 2025. Juntando as duas informações locais, então o novo SUV irá resgatar o nome Gol, algo que era especulado há tempos.
Prefeitura de Taubaté confirma volta do VW Gol
A Prefeitura de Taubaté ainda diz que o novo Gol teria somente duas versões, com preços entre R$ 130 e R$ 150 mil. É uma estimativa bem adiantada, considerando que é um carro que vai estrear só em 2025 e muita coisa pode mudar até lá. Hoje, um Polo Highline é vendido por R$ 118.990, então esse Gol SUV ficaria acima.
Espera-se que fique abaixo do Nivus e T-Cross, sendo menor e com um porte mais parecido com o hatchback. Caso isso aconteça, a Volkswagen teria que reposicionar os outros dois utilitários, o que deve acontecer após as reestilizações de ambos, previstas para este ano. O Nivus Comfortline está custando R$ 132.390, enquanto o T-Cross parte de R$ 119.990 na variante Sense 200 TSI.
Neste segmento, hoje só temos o Fiat Pulse, que custa entre R$ 102.990 e R$ 131.990, sem considerar a versão esportiva Pulse Abarth. Em breve teremos o Renault Kardian, ainda sem preço revelado. Neste caso, a estimativa da prefeitura fica bem fora da realidade do mercado, gerando dúvidas se o novo Gol realmente custaria isso.
O sucessor do Gol realmente está sendo desenvolvido. Motor1.com revelou com exclusividade que o carro pronto foi mostrado aos concessionários como "Yeh Concept". Este nome não deverá ser usado no modelo final. Nossas fontes que viram o protótipo afirmam que é diferente de todos os modelos atuais da fabricante e que “nem parece um Volkswagen”.
A própria Volkswagen já havia dito que gostaria de manter o nome Gol de alguma forma. Pablo Di Si, ex-CEO da fabricante na América Latina, comentou durante uma live com Motor1.com que o nome era forte demais no país para perdê-lo. E ainda comentou sobre um SUV menor que o Nivus para o país. E ainda teve uma apresentação feita em 2017, quando a Volkswagen confirmou um sucessor do Gol como o projeto MQB-A00.
Após a publicação da informação na rede social da Prefeitura de Taubaté, em nota, a Volkswagen se posiciona com o seguinte:
"A Volkswagen do Brasil informa que a publicação realizada nas redes sociais sobre investimentos da marca na região e a retomada da produção do Volkswagen Gol não são verdadeiras. Informações oficiais sobre o novo ciclo de investimentos da marca no Brasil serão comunicados no dia 02 de fevereiro de 2024. A Volkswagen reforça que repudia qualquer tipo de fake news e sempre preza pela verdade e transparência em suas informações."
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