O passado retorna à Renault. Para conquistar as gerações novas e passadas de clientes, a marca francesa está adotando uma verdadeira "operação nostalgia". Em um futuro próximo, de fato, nomes (ou até mesmo formas) que escreveram a história da marca devem retornar à linha. Os Renault 4 e 5 - para citar apenas alguns - logo serão acompanhados pelo Twingo, cujo design será totalmente alinhado com o do modelo original da década de 1990.
Previsto por algumas fotos em novembro passado, o Twingo retornará em 2025 (ou 2026) exclusivamente em uma versão elétrica. Embora os motores sejam novos, o estilo será muito próximo daquele que ajudou a tornar esse Renault um dos carros urbanos mais vendidos da década de 1990 na Europa.
Nuova Renault Twingo (2025), il render di Motor1.com
Em nossa renderização, tentamos dar vida ao modelo de produção, que, em princípio, reflete quase completamente as formas do conceito mostrado pela Renault. A frente é caracterizada pelos típicos faróis semicirculares - que parecem olhos de verdade - unidos por um elemento preto no centro da grade.
No capô, as três entradas de ar em preto brilhante lembram as do modelo original, enquanto os flancos maciços abrigam rodas de tamanho generoso, talvez até de 18". Deve-se dizer também que esse poderia ser o visual de um Twingo topo de linha, enquanto os básicos poderiam ter linhas mais suaves e simples, também para manter o preço de tabela o mais baixo possível.
É justamente o preço de tabela que será um dos principais pontos de venda do novo Twingo. Baseado na nova plataforma Ampere A (desenvolvida exclusivamente para acomodar modelos 100% elétricos), o Renault deve começar com menos de 20.000 euros (R$ 106 mil). Assim, uma vez no mercado, o carro poderá se tornar um dos elétricos mais baratos e ajudar a acelerar a adoção de modelos movidos a bateria em toda a Europa.
Il ceo di Renault Luca De Meo alla presentazione della Renault Twingo Concept
Outros recursos que tornarão o Twingo bastante interessante incluem uma nova arquitetura de software com atualizações remotas e um consumo médio de 10 km por kWh, embora a autonomia e o desempenho ainda não tenham sido declarados. Por fim, o Twingo fará uso de muitos materiais reciclados e recicláveis e será equipado com recursos Vehicle to Grid (V2G) para alimentar a rede elétrica em determinados momentos com sua bateria, escolhendo de forma autônoma o melhor momento para recarregar.
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