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Chevrolet anuncia R$ 7 bilhões para renovar todo o portfólio no Brasil

Shilpan Amim, presidente da GM International, veio ao Brasil para anunciar novo ciclo de investimentos para renovação da linha e novos produtos

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A Chevrolet anunciou um novo ciclo de investimentos no Brasil para o período entre 2024 e 2028. Shilpan Amim, presidente da GM International, veio ao Brasil para fazer o anúncio do investimento de R$ 7 bilhões no que afirma ser a primeira fase "que chancela o início do período de maior transformação da marca no país".

Santiago Chamorro, Presidente da GM América do Sul, destacou que a GM completará 99 anos no Brasil nos próximos dias e afirmou que "quem ganhará o presente é o Brasil". O executivo também destacou a importância da presença da empresa para a economia brasileira ao gerar mais de R$ 19 bilhões anualmente em negócios ao comprar componentes e peças de fornecedores brasileiros para abastecer suas fábricas.

Santiago Chamorro, Presidente GM América do Sul

Santiago Chamorro, Presidente GM América do Sul

Sem informar quais modelos, o executivo disse apenas que o investimento será utilizado para renovação da linha e lançamento de novos produtos, desenvolvimento de novas tecnologias, evolução das operações e criação de novos negócios.  

Primeiro veículo elétrico produzido no Brasil?

A produção do primeiro veículo elétrico da Chevrolet no Brasil está contemplada neste ciclo de investimentos? Esta foi a primeira pergunta aos executivos da GM, mas a resposta não foi nem sim e nem não. Tanto Amim quanto Chamorro destacaram a chegada dos elétricos do Bolt e Bolt EUV e também a chegada dos novos Blazer EV e Equinox EV para breve e reafirmaram a estratégia de perseguir um futuro de zero emissões e zero acidentes. No entanto, não falaram a respeito de nenhum outro modelo, seja a combustão, elétrico ou até mesmo híbrido.

De acordo com Amin, os novos modelos elétricos servirão como uma espécie de avaliação da receptividade do consumidor brasileiro com esta nova tecnologia de propulsão. De fato, a estratégia da marca é a de ter certo volume de vendas com modelos elétricos (com Blazer e Equinox) para, então, avaliar a produção do seu primeiro elétrico no Brasil.

Amim disse que a GM tem o objetivo de oferecer os melhores produtos em todos os mercados que atuam. No entanto, reforçou que é necessário o entendimento de como os mercados reagirão à introdução das novas tecnologias. "Cada mercado avançará na eletrificação, precisamos entender como será no Brasil no longo prazo".

Shilpan Amim - Presidente GM Internacional

Shilpan Amim - Presidente GM Internacional

6 lançamentos em 2024

Durante este ano, Santiago Chamorro confirmou que serão lançados 6 modelos no Brasil. Deste total, 3 já são conhecidos: Spin, Blazer EV e Equinox EV. As outras 3 novidades não foram reveladas. A estratégia da marca com este montante é renovar todo o portfólio, ou seja, todos os modelos vendidos no país até 2028. Nesta conta já está incluída a minivan Spin renovada e revelada por imagem recentemente.

Chevrolet pode realmente ter híbridos no Brasil

Amim e Chamorro afirmaram que a Chevrolet atenderá o mercado com as tecnologias que o mercado desejar, ao serem questionados sobre a possibilidade de modelos híbridos. A mudança da estratégia (que era migrar direto para os elétricos) já havia sido antecipada por Fábio Rua, VP da GM South America, em conversa com Motor1.com Brasil no mês de dezembro.

Sobre a possibilidade de desenvolver a tecnologia híbrida no Brasil, Amim disse: "Nós vamos aumentar a capacidade de desenvolvimento ao redor do mundo, nós já desenvolvemos a tecnologia híbrida em alguns mercados do mundo e temos um time de engenharia muito forte no Brasil. Vamos aproveitar essa sinergia para acelerar desenvolvimentos e entregar o que o consumidor pede". 

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"Nós temos uma visão de zero emissões e para chegar a isso precisamos ter um portfólio de veículos elétricos, mas essa adaptação não é tão rápida. Estamos pensando ainda coletivamente o que podemos fazer no Brasil ter um futuro 100% elétrico, com consumidores e empresas de infraestrutura. Quando você vê a tecnologia, o produto, ninguém vai querer voltar atrás.

"A coisa boa em nosso portófilo global é que temos acesso a veículos e tecnologias em todos os lugares do mundo. O que podemos ver é como estes veículos e tecnologias são recebidos em cada mercado. Os híbridos, a gente vê essa portabilidade, seja ela em relação à bateria, unidades dos veículos, a gente sabe mais claramente o que fazer para chegar nesse futuro do elétrico. Construir essa ponte para o futuro. Então a gente vai falar sobre isso, sem impactar os nossos clientes", finalizou Amin.

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