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GWM deverá produzir 8 modelos no Brasil; Haval H6 será o primeiro

Previsão inicial de nacionalizar 4 modelos foi dobrada após publicação do programa Mover do governo federal

Experimentação do novo Haval H6 com leitores do Motor1.com

O grupo GWM deverá dobrar as previsões iniciais de produção no Brasil e fabricar em solo nacional 8 diferentes modelos no lugar de apenas 4. Os planos foram ampliados em razão da crescente procura por veículos eletrificados e da publicação do programa automotivo Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do governo federal. Até 2032, a empresa pretende investir R$ 10 bilhões no Brasil.

A fabricante quer montar portfólio no Brasil com pelo menos 10 modelos, sendo 8 deles produzidos localmente na fábrica da Iracemápolis (SP). Os outros dois serão importados da China. O primeiro a ganhar as linhas de montagem será o Haval H6, que tem se destacado como um dos mais vendidos da empresa atualmente. Só em 2023, por exemplo, o modelo emplacou 10.704 unidades.

GWM Haval H6 PHEV

Oswaldo Ramos, COO da GWM Brasil, confirmou a escolha pelo Haval H6 e ressaltou o desempenho comercial como fator determinante para a nacionalização. A fábrica, que foi adquirida da Mercedes-Benz, já está recebendo máquinas e ferramentais para a produção, ao passo que o processo de contratação de funcionários segue conforme previsto.

Com a produção nacional do Haval H6, o caminho fica aberto para conversão do motor para a tecnologia híbrida flex. A adaptação de modelos GWM para o uso do etanol em qualquer proporção vem sendo trabalhada com a Bosch no país. No entanto, Ramos não deu mais detalhes sobre as configurações e novidades que estarão presentes nos futuros H6 nacionais.

GWM Poer

GWM Poer

A fábrica de Iracemápolis abrigará ainda a produção da picape Poer, que já roda em testes no Brasil e deverá brigar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia. A caminhonete terá conjunto mecânico híbrido e promete impressionar pelo nível de tecnologia embarcada. Além da picape, há planos para nacionalização de inédito SUV médio com estrutura de chassi para brigar com Toyota SW4.

Há planos ainda para produção de SUV de entrada, provavelmente chamado de H4, e chances de nacionalização dos veículos da marca Ora.

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