A Toyota apresentou o GR Corolla para o mercado brasileiro em julho do ano passado. As primeiras unidades do primeiro Corolla hatchback vendido no Brasil chegaram com a série especial de lançamento Launch Edition. Neste primeiro momento, 99 unidades estava programadas para desembarcar por aqui.
Agora, a Toyota informou que as últimas 30 unidades do GR Corolla Launch Edition já desembarcaram no Brasil e estão disponíveis para compra nas cidades que possuem concessionárias GR Garage. Hoje, elas estão situadas nas cidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
O Toyota GR Corolla Launch Edition traz plaquetas de identificação numeradas, uma capa de proteção com o número da unidade e um porta-documentos exclusivos. O esportivo continua sendo oferecido nas versões Core e Circuit, que custam R$ 416.990 e R$ 461.990, respectivamente, no Brasil.
O GR Corolla é o único carro no Brasil a usar um motor 1.6 turbo, de 3 cilindros, entregando 305 cv e 37 kgfm de torque. O Toyota GR Corolla usa o câmbio manual de 6 marchas com um sistema de tração integral que pode ser ajustado por um seletor no console central. É um hatch médio, com seus 4.407 mm de comprimento, 2.640 mm de entre-eixos, 1.851 mm de largura e 1.479 mm de altura, além de 1.485 kg em ordem de marcha. As rodas de 18", forjadas e assinadas pela BBS, calçam pneus 235/40 e guardam freios com discos de 14" na dianteira e 11,7" na traseira.
O GR Corolla Core e Circuit se diferenciam pelo teto em fibra de carbono, Head-up Display, alerta de ponto-cego e carregador por indução no mais caro. Serão 99 unidades, sendo 20% da Core e 80% da Circuit, ao menos nesta primeira fase de lançamento. Na lista de equipamentos, há ar-condicionado de duas zonas, bancos em suede, Toyota Safety Sense, diferencial Torsen com limitador de deslizamento.
Sob o capô está o motor 1.6 mais potente em um carro de produção. A sua carroceria tem visual esportivo não à toa, com seus 30 mm a mais de largura. Além da aerodinâmica, as bitolas mais largas na dianteira (60 mm) e na traseira (90 mm) trazem consigo uma suspensão específica para o uso em diversas situações. A versão Circuit tem redução de peso e melhorias na suspensão e do sistema de tração integral.
O esportivo recebe 349 pontos a mais de solda que um Corolla tradicional para reforçar sua rigidez da carroceria, além de outros reforços estruturais. Por dentro, o freio de estacionamento manual é proposital, para ser utilizado durante a pilotagem. O painel de instrumentos é exclusivo para o GR Corolla, com 12,3", e uma central multimídia com tela de 7", ao invés do display de 8" como no modelo global. Segundo a Toyota, a troca foi necessária porque o sistema original não pega a faixa estendida de FM usada no Brasil.
Fotos: Renato Maia (Falando de Carro)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota GR Corolla 2025 ganha opção de câmbio automático de 8 marchas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
GR Corolla, turbo e com 300 cv, já está nas redes da Toyota no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota GR Corolla Morizo Edition é série especial com mais torque e mais leve
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Toyota GR Corolla 2023 terá 6.500 unidades produzidas no primeiro ano