BYD supera Volkswagen e fecha 2023 como marca mais vendida da China
Fabricante cresceu 43,3% sobre o ano anterior e dominou sozinha quase 12% do mercado
A China contabiliza os resultados comerciais de 2023 com números robustos e saldo de vendas positivo em relação ao ano anterior. De acordo com dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA), aproximadamente 21,7 milhões de veículos foram comercializados no país no ano passado, o que representou crescimento de 5,6% em relação aos números de 2022.
Os números positivos foram puxados especialmente pelo crescimento dos elétricos. Nesse ponto, as vendas de EVs e PHEVs saltaram de 5,6 milhões em 2022 para 7,7 milhões em 2023, avançando robustos 36,5%. Na prática, os eletrificados representaram 35,7% das vendas totais do mercado. Já os veículos tradicionais a combustão, identificados como ICE, caíram de 14,8 milhões em 2022 para 13,9 milhões em 2023 - diminuição de 6,1%.
BYD Seal - impressões (BR)
Entre as montadoras, o grande destaque ficou para a BYD, que cresceu impressionantes 43,3% e pela primeira vez foi a marca mais vendida da China. Ao todo, a empresa comercializou 2.571.109 veículos e alcançou participação total de 11,8% no mercado. Líder em anos anteriores, a Volkswagen caiu para segundo lugar ao vender 2.228.635 veículos e recuar 0,2%. A participação total ficou em 10,2%.
A Toyota ficou em terceiro lugar, com vendas de 1.702.773 unidades, o que representou queda anual de 3,8% e participação de mercado de 7,84%. Já Honda e Changan completaram as cinco primeiras posições do ranking com vendas de 1.193.019 e 962.061 veículos, respectivamente.
Levando em conta apenas as vendas de elétricos, a BYD novamente levou a melhor em primeiro lugar. Ao todo, a marca vendeu 1.318.835 EVs na China em 2023, acumulando participação de mercado de 25,5%. A Tesla ficou em segundo lugar com vendas de 603.664 unidades e participação de 11,7%. No ranking, as marcas chinesas Aion, Wuling e Nio ocuparam o terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. Ao todo, foram 5,2 milhões de elétricos puros vendidos na China no ano passado.
Volkswagen Lamando L exclusivo da China
Marcas mais vendidas na China 2023:
POSIÇÃO | MARCA | VENDAS | 2022/2023 |
1. | BYD | 2.571.109 | +43,30% |
2. | Volkswagen | 2.228.635 | -0.2% |
3. | Toyota | 1.702.773 | -3.8% |
4. | Honda | 1.193.019 | -12.3% |
5. | Changan | 962.061 | -3,50% |
6. | Geely | 914.752 | +9,60% |
7. | Wuling | 843.103 | +7,80% |
8. | BMW | 705.163 | +7,80% |
9. | Nissan | 687.110 | -14,30% |
10. | Audi | 664.607 | +11,30% |
Marcas mais vendidas na China em 2023 (elétricos):
POSIÇÃO | MARCA | VENDAS | PARTICIPAÇÃO |
1. | BYD | 1.318.835 | 25,5% |
2. | Tesla | 603.664 | 11,70% |
3. | Aion | 477.545 | 9,20% |
4. | Wuling | 415.427 | 8% |
5. | Nio | 160.038 | 3,10% |
6. | Volkswagen | 155.519 | 3,00% |
7. | Changan | 146.043 | 2,80% |
8. | XPeng | 140.900 | 2,70% |
9. | Geely | 121.176 | 2,30% |
10. | Zeekr | 118.685 | 2,30% |
Fonte: CPCA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste BYD Shark: mais um delírio da moda ou veio pra ficar?
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Motor1.com Podcast #275: Os lançamentos mais esperados de 2025
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional