O Toyota GR Yaris 2024 está recebendo uma transmissão automática opcional. Como um dos últimos carros somente manuais no mercado (junto com o GR Corolla, Honda Civic Type R, Civic Si e alguns outros), o GR Yaris fazia parte de um clube exclusivo. Mas agora ele está se juntando às massas com uma nova transmissão automática de oito marchas com conversor de torque.
A Toyota revelou o GR Yaris atualizado e a nova caixa de câmbio no Salão do Automóvel de Tóquio, chamando-a de Direct Automatic Transmission. É baseada em um câmbio automático que foi otimizado para mudanças mais rápidas e tem uma lógica de trocas especificamente ajustada para uso em pistas. Não é uma caixa de câmbio de dupla embreagem como a de outros carros de alto desempenho, mas se o ZF 8HP automático for uma prova disso, os automáticos normais também podem ser muito bons. Os fãs de corrida mais atentos se lembrarão de que a Toyota testou essa caixa de câmbio na série de resistência Super Taikyu, bem como no Campeonato de Rally do Japão.
Junto com a nova caixa de câmbio, o GR Yaris está recebendo mais potência e uma série de melhorias em todas as áreas. A potência aumentou de 268 cv para 300 cv, o mesmo que o GR Corolla. Uma especificação "Circuit" estará disponível com um pacote de refrigeração aprimorado, especificamente um radiador extra, spray de intercooler e um sistema de admissão reprojetado. Os carros equipados com câmbio automático também receberão um radiador dedicado para a caixa de câmbio. Ambos os resfriadores podem ser vistos nas entradas de ar laterais.
A rigidez geral da carroceria e as melhorias na suspensão suportam um aumento de potência do motor turbo de três cilindros. E não se trata apenas de um novo ajuste, mas de um trem de válvulas "reforçado", um novo material de válvula de escape não revelado, um aumento na pressão de injeção direta, um novo sensor de pressão do ar de admissão e pistões leves reprojetados.
Por fim, o GR Yaris recebe um facelift por dentro e por fora. Um para-choque dianteiro de estilo mais agressivo acomoda os resfriadores extras, enquanto o interior foi totalmente redesenhado para ser mais centrado no motorista. Sinceramente, o painel de instrumentos é um pouco estranho e ultrapassado, especialmente em comparação com o anterior. Pelo menos o novo conjunto de medidores é a tela de 12,3 polegadas do Corolla GR.
A conclusão crucial é que essas peças podem chegar ao Corolla GR em um ano modelo futuro, incluindo a transmissão automática. Embora o GR Corolla 2024 já tenha sido anunciado com suas mudanças, há algumas evidências que sugerem que o GR Corolla 2025 será um grande passo à frente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Rolls-Royce Ghost 2025 renova design e tem 44.000 cores disponíveis
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo Ford Territory ganha frente inédita e versão híbrida 'anti-BYD'