A linha elétrica da Citroën será ampliada em breve na Europa com o novo C3 Aircross, que nada tem de relação com o modelo de 7 lugares recentemente apresentado para o mercado brasileiro. A segunda geração do crossover compacto de lá poderá ser oferecida exclusivamente com propulsão elétrica, além de ter arquitetura, motores e estilo fortemente inspirados no novo C3 (ou e-C3).
A novidade poderá estrear no final de 2024 ou 2025 e, uma vez no mercado, poderia ser um dos elétricos mais acessíveis em seu segmento, com um preço de tabela entre 25.000 a 30.000 euros (R$ 133,3 mil a R$ 159,7 mil).
Citroen C3 Aircross (2024), il render di Motor1.com
Ainda não há fotos oficiais do C3 Aircross elétrico (que, para simplificar, poderíamos renomear como "e-C3 Aircross"), mas tentamos imaginar sua aparência em nossa projeção exclusiva. Assim como a geração atual, acreditamos que o design do futuro Aircross estará relacionado ao do C3.
Dada a evolução do crossover francês compacto, no entanto, o Aircross poderia ser ainda mais diferenciado por uma maior distância do solo e maior comprimento. Em particular, o Citroën poderia se alongar até 4,3 metros, melhorando também o espaço e a capacidade de carga.
Ao mesmo tempo, o modelo poderia receber uma dianteira ligeiramente diferente e mais maciça, mantendo os faróis de LED em forma de C. Também esperamos arcos de roda mais largos para acomodar rodas de tamanho mais generoso.
O interior deve ser muito semelhante ao do C3, com um novo painel de instrumentos digital e um monitor central multimídia de 10,25 polegadas. Também no Aircross devemos encontrar bancos Advanced Comfort, acolchoados com uma espuma especial de poliuretano para proporcionar o equilíbrio certo entre maciez e apoio. Também é novo o túnel central, que foi redesenhado para incluir um pequeno seletor de transmissão.
Nuova Citroen C3, gli interni
Em termos de motores, espera-se que o C3 Aircross elétrico adote uma unidade dianteira de 115 cv e uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePo) de 44 kWh. No C3, a autonomia para esse trem de força é de 320 km, com recarga de 20 a 80% em menos de 30 minutos, graças à potência máxima aceita de 100 kW em corrente contínua. A velocidade máxima é de 135 km/h e o 0-100 ocorre em cerca de 11 segundos.
Entretanto, a bateria de 54 kWh e o motor elétrico de 159 cv já presentes no Jeep Avenger e no Fiat 600e, que permitem uma autonomia de cerca de 400 km, não podem ser descartados. É possível, no entanto, que a linha da Citroën seja ampliada no futuro para incluir versões com uma bateria maior ou até mesmo motores a gasolina híbridos leves.
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