Quase 90% dos clientes querem test-drive antes da comprar carro, indica pesquisa
Consumidores demonstram preferência esmagadora por testar antes de comprar, mas abrem possibilidade para novos formatos de experiência
A decisão de adquirir um veículo continua a ser uma jornada marcada pela importância dos test-drives, revela uma pesquisa abrangente realizada pela McKinsey & Company. Tanto para os carros equipados com motores a combustão como nos veículos elétricos (VE), a esmagadora maioria dos consumidores, 87%, expressa a necessidade de realizar um test-drive antes de concretizar a compra.
A pesquisa destaca que essa preferência persiste de forma consistente em termos demográficos e geográficos, indicando que a experiência prática com um veículo antes da compra é universalmente valorizada. Considerando a peculiaridade dos veículos elétricos e a relativa falta de conhecimento dos consumidores nesse segmento, os testes tornam-se ainda mais cruciais.
Público conhecendo novidades no Electric Experience 2023
Entre os motivos apontados pelos consumidores para a realização do test drive, 61% destacam a importância de avaliar o desempenho e o uso do veículo. Além disso, 45% expressam o desejo de comparar o carro elétrico com o veículo que possuem atualmente. Os compradores de veículos elétricos também manifestam um interesse específico em aprender sobre o processo de recarga.
Público conhecendo novidades no Electric Experience 2023
Uma descoberta interessante da pesquisa é a abertura dos consumidores a novos formatos de test-drive. Entre os entrevistados, 53% na China, em particular, consideram possíveis alternativas, incluindo test-drives em casa, aluguel e até experiências de condução virtual. Este dado sugere uma mudança na dinâmica tradicional dos test-drives, indicando uma receptividade a métodos inovadores de avaliação de veículos.
Test-drive no Motor Park - Haras Tuiti durante o Electric Experience 2023
Outro ponto revelador é a disposição dos consumidores em pagar por experiências de test-drive em casa. Globalmente, 80% dos entrevistados afirmaram que estariam dispostos a desembolsar pelo menos 25 dólares por essa experiência, enquanto mais da metade expressou disposição para pagar até 100 dólares. Esse dado ressalta a percepção do valor atribuído ao test-drive, transcendendo o simples ato de avaliar um veículo, transformando-o em uma experiência que os consumidores estão dispostos a investir financeiramente.
Test-drive no Motor Park - Haras Tuiti durante o Electric Experience 2023
Em um cenário em que a transição para veículos elétricos está em ascensão, compreender a dinâmica dos test-drives se torna extremamente importante para fabricantes e concessionárias. As oportunidades para inovação nos formatos de test-drive oferecem uma nova perspectiva, fato que pode ser explorado pelas marcas para atender as demandas e preferências em constante evolução dos consumidores.
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