Após aparecer nas concessionárias sem nenhum aviso, o Renault Duster 2024 é finalmente oficializado pela fabricante francesa. Trata-se da reestilização do SUV compacto, com uma mudança bem leve no design, porém com mais equipamentos, como seis airbags de série. É uma forma de manter o carro mais relevante antes de chegada do Kardian, prevista para março, e fazendo com que não fique tão desatualizado comparado com o modelo menor.
Como antecipado por Motor1.com, o Duster 2024 será vendido em quatro configurações: Intense Plus 1.6 manual e CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 turbo. Apesar de ter usado o nome Duster Plus no material enviado para os concessionários, o SUV não adotará o sobrenome de fato, deixando para o nome das versões.
O design conta com uma alteração nos faróis em LED, usando duas linhas formando um “Y” deitado para dividir o conjunto ótico. A grade adotou um acabamento em preto brilhante, mas se mudar o desenho. E, na traseira, as lanternas foram redesenhadas, abandonando o formato interno em “+” (muito comparada com o Jeep Renegade) para usar o mesmo estilo em “Y” dos faróis. E só isso, pois é uma reestilização e a Renault não quis mexer demais.
O principal destaque está na lista de equipamentos. Para subir o nível de segurança, agora o Duster tem seis airbags de série. Considerando que o Kardian terá a mesma quantidade de bolsas infláveis, ficaria estranho para o Duster não entregar o mesmo, considerando que é um modelo acima e mais caro.
Virá de série com faróis e lanternas em LED, ar-condicionado digital automático, direção elétrica, sistema start-stop, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, travas e vidros elétricos, controle de estabilidade, controle de cruzeiro e mais. Nas versões mais acima, o SUV recebe câmera 360°, alerta de ponto cego, faróis com acendimento automátic, sensor de chuva, carregador por indução para smartphones, chave presencial, rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.
O que não mudou foi a motorização. Segue usando o 1.6 SCe aspirado, entregando 118 cv e 15,9 kgfm de torque. A versão de entrada tem um câmbio manual de 5 marchas, podendo receber a transmissão automática do tipo CVT com 6 posições simuladas, que equipa as demais configurações. O Duster Iconic Plus é o único com o 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm.
Será vendido por R$ 122.290 na versão de entrada Intense Plus 1.6 manual, subindo para R$ 131.190 com câmbio CVT. A variante Iconic Plus 1.6 CVT será comercializada por R$ 139.890, enquanto a Iconic Plus 1.3 turbo sobe para R$ 153.890. A configuração topo de linha ainda tem um pacote opcional chamado Outsider, vendido por R$ 1.800, que adiciona pequenas mudanças no visual, como faróis auxiliares no para-choque dianteiro e frisos laterais.
Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 122.290) – Barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, faróis em LED, lanternas em LED, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante com revestimento Premium, Start&Stop, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de liga-leve de 16”, faróis de neblina, multimídia Display Link de 8” com espelhamento sem fio, sensor de estacionamento traseiro com câmera, controlador e limitador de velocidade e chave canivete.
Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 131.190) – Todos os itens da versão anterior + câmbio CVT XTRONIC®.
Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 139.890) – Todos os itens da versão anterior + chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17” modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução e faróis com função “Follow Me Home”.
Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 153.890) – Todos os itens da versão anterior + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.
Opcional para essa versão: Pack Outsider (R$ 1.800)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo Duster começa a ser vendido pela Renault na Europa; veja versões
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv